Foto: Danilo Telles/ Rádio Metropolitana 

Nelson  Travnik

Nesta quinta feira , 02/12, astrônomos comemoram o Dia Nacional da Astronomia, o Dia do Astrônomo. A grata efeméride assinala o nascimento de D. Pedro II (1825-1890) numa homenagem ao governante que mais fez pela astronomia no País. O dia foi instituído há 43 anos durante o 2º Encontro de Astronomia do Nordeste, celebrado em Recife, Pe, de 30/06 a 03/07 de 1978 quando reunidos, aprovamos por unanimidade o título de “Patrono da Astronomia Brasileira” a D. Pedro II. A partir dessa data, a efeméride ganhou força e a data de 2 de dezembro passou a celebrar o Dia Nacional da Astronomia, o Dia do Astrônomo. No próximo dia 5 o País estará lembrando 130 anos do desenlace do Imperador ocorrido em Paris. Seus restos mortais estão na Catedral de Petrópolis, na ala destinada a Família Imperial.

Como ocorre todos os anos, a data sempre foi celebrada pelo Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum com palestra, observações do Sol e com a noite dos astros em evidência. O Observatório ostentava em seu hall de  entrada um quadro do Imperador ofertado pela Família Imperial de Petrópolis. Esse ano, com a desativação em setembro do Observatório pela Secretaria Municipal de Educação ao qual ele estava vinculado, o Dia Nacional da Astronomia e o Dia do Astrônomo, deixará de ser comemorado  na cidade.

No dia 3, sexta-feira, terá inicio a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, SNCT, com duração até o dia 10 . O evento foi criado em 2004 com objetivo de destacar a importância da Ciência e Tecnologia para a vida das pessoas e para a melhora da qualidade da educação científica no Brasil. É um evento anual financiado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação , MCTI, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, e visa também ao fortalecimento da educação formal Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e Educação Tecnológica. O público prioritário nos eventos e atividades são alunos e professores da educação básica, educação de jovens e adultos. A SNCT é um evento reunindo também os professores que são os responsáveis, as ferramentas para levar o conhecimento dos principais aspectos científicos aos alunos. E sob esse prisma, ocupa sempre lugar de destaque, as áreas da Astronomia e Ciência Espacial, justamente aquelas mais difundidas nos meios de comunicação, servindo para trabalhos dos alunos nas feiras de ciências  complementando o estabelecido no currículo escolar.

O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, desativado desde setembro pela Secretaria Municipal de Educação, sempre esteve presente na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, SNCT,  com um dia inteiro dedicado a palestras, observações do Sol e dos astros em evidência, visita ao Museu do Tempo onde estavam instalados vários tipos de relógio de Sol com explicações sobre os conhecimentos que os mesmos propiciavam e lançamento de foguetes artesanais enfatizando a importância   que a Astronáutica representa para a humanidade. O Observatório  recebia publicações da Agência Espacial Brasileira que eram distribuídas entre os visitantes com informações sobre o Programa Espacial Brasileiro . Mas tudo isso agora é passado e resta somente a lembrança do que o Observatório propiciava para a população de Piracicaba e cidades vizinhas.

Nelson Travnik é astrônomo no Museu Aberto de Astronomia de Campinas, MAAS  e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário