Foto: Felipe Poleti/ CCS

Além de ações educativas, unidade realizou testagem para detecção de HIV e sífilis

A Unidade de Saúde da Família (USF) Tatuapé 1 recebeu no dia 1/12, as primeiras ações do Dezembro Vermelho, que marca o mês de conscientização e luta contra o HIV/Aids em todo o mundo. Além das ações educativas, com entrega de informativos e panfletos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e preservativos, testes rápidos para detecção de HIV e Sífilis foram ofertados gratuitamente à população. Além de autoridades de saúde, a atividade contou com a presença de vereadores, profissionais de saúde, Conselho Municipal de Saúde, ONG Caphiv e moradores da região.

Na abertura das ações, o coordenador de Vigilância em Saúde, Moises Taglietta, enfatizou a importância da prevenção e promoção do diagnóstico precoce. “Intensificar estas ações neste mês serve exatamente para isso, trazer a população para fazer os testes rápidos que estão disponíveis em todas as unidades de saúde, não somente agora, mas ao longo de todo ano. O teste serve para saber se temos doenças como HIV e Sífilis, por exemplo. A partir disso, precisamos saber se estamos transmitindo, como procurar tratamento, etc”, reforçou.


Autoridades e representantes dos moradores participaram da abertura das ações do Dezembro Vermelho 2021 – foto: Felipe Poleti/ CCS

O médico e subsecretário de Saúde, Augusto Muzilli Jr., reforçou a necessidade destas atividades. “Vou completar 45 anos de exercício da medicina como médico vascular. Quando comecei a atuar como profissional da saúde, a sífilis era causa de grande parte dos problemas vasculares na população brasileira. Houve, naquele tempo, uma grande campanha de prevenção e a doença foi erradicada. Infelizmente, voltamos a registrar essa doença e devemos incentivar que a população busque o atendimento na rede pública. É gratuito”, destacou.

Marilene Souza Santos, de 47 anos, profissional da área de logística, compareceu a USF Tatuapé 1 para fazer o teste rápido. “É muito bom saber que temos estes exames disponíveis aqui. Fiquei sabendo e vim fazer o meu, para me prevenir. A gente nunca sabe se está com a doença ou não, por isso precisamos nos cuidar. Temos tudo aqui, de graça, não tem porque não fazer”, lembrou.


Marilene na testagem da abertura das ações do Dezembro Vermelho – foto: Felipe Poleti/ CCS

As irmãs Maria C. A. dos Santos, 64, e Maria Geralda P. da Silva, 75, também fizeram o teste rápido. “É importante lembrar que não é só no sexo desprotegido que se pega HIV. Quem usa drogas pode pegar também, é preciso se prevenir”, disse Maria Santos. “Fico triste em ver tanta gente nova se contaminando. Quando eu era jovem não tínhamos todos os cuidados e métodos de prevenção que temos agora. Temos que ficar sempre atentos na prevenção”, completou Maria Geralda.


Irmãs Maria e Regina - foto: Felipe Poleti/ CCS

A prevenção foi ressaltada pelo presidente da ONG Caphiv, Paulo Soares, que trouxe toda sua equipe para auxiliar na organização da testagem realizada pelos profissionais de saúde da USF Tatuapé 1 e 2. “A união faz a força e isso vemos ao longo dos anos em que realizamos esta campanha. Nós estamos há oito anos nesta ação que é de igual relevância ao outubro rosa e ao novembro azul, voltados à prevenção do câncer em homens e mulheres”, afirmou.

Interessados em fazer a testagem passaram por triagem realizada pela ONG Caphiv - foto: Felipe Poleti/ CCS

Também participaram do evento os vereadores Gilmar Rotta (presidente da Câmara) e Pedro Kawai, Adriana Ferezin, assessora parlamentar que representou o vereador Josef Borges; Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem da Atenção Básica (DAB); Luciana Ovídio, apoiadora DAB região Leste; Karina Corrêa Contiero, enfermeira do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais; Lucilene do Carmo Martins Pereira, enfermeira coordenadora da USF Tatuapé 1; Solange Spironello, membro do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil; e José Machado, membro do Conselho Municipal de Saúde.

AÇÕES – Em parceria com o Governo do Estado, a cidade também recebe a 14ª edição da campanha Fique Sabendo, que visa levar os testes de HIV e Sífilis a mais pessoas, com garantia de sigilo, confiança, qualidade no processo diagnóstico, vinculação à referência e acesso oportuno ao tratamento. As ações seguem até o próximo dia 7 com a intensificação da testagem rápida nas unidades de saúde da rede de Atenção Básica da cidade. Neste sábado, dia 4/12, os testes também acontecem nos CRABs (Centro de Referência da Atenção Básica) da Vila Sônia, Vila Cristina e Piracicamirim.

Além disso, também haverá ações extramuros realizadas por algumas unidades. O PSF Monte Líbano 2 fará testagem na sexta-feira, 03/12, das 8h às 12h, no Centro Comunitário Jardim São Paulo; o PSF Jardim Vitória fará testagem no Terminal São Jorge, sábado (04/12), das 9h às 16h; e o PSF Jardim Gilda fará testagem no dia 10/12 das 13h30 às 16h, no Centro Comunitário do bairro.

A Secretaria de Saúde também participará das ações do programa USP na Comunidade, que acontecem nos dias 4 e 5/12, das 9h às 16h, na Estação da Paulista. Em parceria com as ações do USP Diversidade e colaboração da ONG Caphiv, a pasta vai oferecer gratuitamente à população testes rápidos de IST (HIV, Sífilis e Hepatite C), além de preservativos, gel lubrificante e distribuição de materiais educativos sobre prevenção às infecções sexualmente transmissíveis.


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário