Ecoponto Jardim Oriente será beneficiado – foto: CCS

Projeto prevê readequação da iluminação e instalação de câmeras em todos os ecopontos, e sistema hidráulico com caçambas em dois deles


O prefeito Luciano Almeida assinou contrato para a execução do projeto Ecopira, que vai modernizar o sistema de gestão de resíduos nos ecopontos de Piracicaba. A iniciativa é uma das principais ações de planejamento estratégico da Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema). O projeto foi aprovado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima) e pelo Fecop (Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição). Os recursos, no valor de R$ 1.050 milhão, virão por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Morais.


O projeto prevê readequação da iluminação, instalação de câmeras de segurança nos ecopontos do Jardim Oriente, Santo Antônio, Mário Dedini I e II, Monte Rey, Bosques do Lenheiro e Artemis.

Também serão construídos platôs, que facilitam o acesso para descarga de resíduos pesados, e adquiridas caçambas de 39m3.




Ecoponto do Jardim Santo Antônio será revitalizado com projeto Ecopira - foto: CCS


Para o funcionamento do sistema de platôs e caçambas, está incluso no projeto um caminhão com sistema hidráulico para esse tipo de caçamba. Esse sistema estará nos ecopontos do Jardim Oriente e Santo Antônio.

Hoje, os resíduos sólidos são depositados nos ecopontos em pilhas, direto no solo, onde permanecem até recolhimento e transporte para área de disposição final. De acordo com o secretário de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Alex Gama Salvaia, o novo modelo, além de contribuir para a estética e organização dos ecopontos, também evitará problemas como atos de vandalismo e incêndios criminosos, que hoje têm os ecopontos como alvo, devido ao acúmulo de materiais.


“Com a implantação do novo modelo de gestão, a logística do processo ficará mais ágil, já que o usuário deposita seus resíduos diretamente em caçambas do sistema Roll On. Quando cheias, o conteúdo é removido num caminhão com sistema hidráulico, específico para este tipo de transporte, até o destino final''.


ENTENDA - Os ecopontos são contentores de grande dimensão, destinados à entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos sólidos (até 1m³) por pessoa/dia. Eles estão preparados para receber resíduos da construção civil, poda de árvores, além de papelão, papéis, metal e plástico. Em Piracicaba existem 7 Ecopontos ativos, distribuídos nos bairros Mário Dedini I e II, Monte Rey, Bosque dos Lenheiros, Jardim Oriente, Ártemis e Santo Antônio.


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário