Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


A secretária municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), Jane Franco Oliveira, participou da 81ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, realizada de forma virtual nos dias 9 e 10/12. O encontro debateu assuntos relativos à mobilidade urbana, trânsito e transportes, Programa Cidades Acessíveis e as legislações e regulamentações de trânsito vigentes. Mais de 150 dirigentes participaram do evento.

Na abertura, João Otaviano Machado Neto, secretário de Estado de Logística e Transporte, tratou de assuntos como as novidades do Trem Intercidades (TIC) e sua relação com as cidades; a situação das estradas vicinais, que possuem características urbanas e não são de competência dos municípios e sobre o "SUS dos Transportes", projeto em estudo que trata da universalização do transporte público urbano.


Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


O transporte por aplicativos por meio de carros, motos e ônibus também fez parte da pauta de debates do Fórum. O serviço, de acordo com os organizadores, ainda não tem regulamentação efetiva, não garante segurança dos passageiros e pedestres e é de uso individual. A secretária Jane Franco Oliveira lembrou do trágico atropelamento de um ciclista provocado por um ônibus de uma plataforma de aplicativo. Esse tipo de transporte é fiscalizado pela Artesp (Agenda de Transporte do Estado de São Paulo), que foi notificada pela Prefeitura e apreendeu o veículo.

DEFESA DA VIDA: Eduardo Sanches Faria, diretor do Departamento de Gestão da Política de Trânsito, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), apresentou as novidades sobre o PNATRANS (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que tem apoio da WRI Brasil e da Iniciativa Bloomberg pela Segurança Global no Trânsito. É um plano que está alinhado à Década de Ações para a Segurança no Trânsito, da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja meta é reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito entre 2021 e 2030.

O vereador de São Paulo, Marlon Luz, que também é vice-presidente da CPI dos Aplicativos, membro da Comissão de Transportes da Câmara Municipal de São Paulo e presidente da comissão de estudos Smart Cities, apresentou mais detalhes sobre a CPI dos Aplicativos de transporte, que está em curso e procura entender a relação de trabalho entre as plataformas de tecnologia e os trabalhadores e as formas mais adequadas de taxação dos serviços.


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário