Foto: Divulgação/ Semuttran


Pasta é uma das que mais recebem solicitações por meio deste canal, até 10/12, foram 2.767

 

O SIP (Serviço de Informações à População) – 156 é um dos principais canais de comunicação entre a Prefeitura e a população. Por isso, neste ano, as secretarias atuaram para fortalecê-lo, como fez a Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), que figura entre as quatro Pastas mais solicitadas. Até a última sexta-feira, 10/12, a Semuttran recebeu 2.767 solicitações, das quais, até esse dia, 95% já haviam sido respondidas.


“Nosso trabalho de dar efetiva atenção ao SIP-156 tem por objetivo mostrar à população que ela pode e deve usar esse canal para realizar suas solicitações, confiante de que terá uma resposta”, afirma a secretária da Semuttran, Jane Franco Oliveira. “Vamos continuar esse trabalho para melhorarmos ainda mais nossos índices de respostas”, complementa.


De acordo com dados da Semuttran, os setores com mais solicitações são o de sinalização horizontal e vertical, de fiscalização (de trânsito, carro abandonado, local irregular de trailer e caçamba), de alvarás, obras irregulares, lei do silêncio, lombadas, semáforo, radares e de transporte urbano de passageiros.


PROCESSO – Jane lembra que cada solicitação via SIP-156 para a Semuttran tem particularidades específicas e, por isso, geralmente as respostas exigem visitas de campo e elaboração de estudos técnicos pela equipe de engenharia.


“Os estudos podem compreender levantamento de dados de fluxos de veículos, ciclistas e pedestres, com a utilização de drones ou contagem manual pelos agentes de trânsito, por exemplo. E é importante considerar que solicitações pontuais podem interferir em outros locais da cidade. Portanto, as respostas levam em consideração uma série de variáveis complexas”, comenta a secretária.


SIP-156 – O SIP-156 é um canal contínuo de informação e solicitações entre a Prefeitura e a população. A equipe do serviço recebe as solicitações da população diariamente. Nesse momento, as demandas já são analisadas com objetivo de sanar eventuais dúvidas e atender as solicitações de informações. As demandas que requerem dados mais aprofundados ou serviços a serem executados são enviadas para as respectivas secretarias. As secretarias mais solicitadas são de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Saúde (SMS), de Obras (Semob) e Semuttran.

EMERGÊNCIA – Para situações emergenciais, como veículo sobre calçada ou em frente a calçadas e acidentes, a população pode contatar a Semuttran pelo número (19) 3501-1111.



Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

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