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Primeira etapa do CicloVidas contempla os bairros Santa Rita, Nova Piracicaba e o distrito de Artemis
A Prefeitura de Piracicaba iniciou neste domingo, 19/12, a
implantação de 15,3 Km de ciclofaixas no município, que vão contemplar, nesta
primeira etapa, os bairros Santa Rita, Nova Piracicaba e o distrito de
Artemis. O serviço, executado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana,
Trânsito e Transportes (Semuttran), tem previsão de ser finalizado ainda neste
mês, e faz parte do projeto CicloVidas, anunciado no Plano 100 Dias, da
Administração, que prevê 40 km de novas ciclofaixas e ciclorrotas no município
até 2024.
Conforme
explica a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, duas equipes
atuam na implantação das ciclofaixas. “Começamos pelos bairros Santa Rita e
Nova Piracicaba, que vão receber, respectivamente 8,7 Km e 2,3 Km de
ciclofaixas, para já adiantar esses locais. A implantação no distrito de
Artemis, que vai receber 4,3 Km de ciclofaixa, está prevista para iniciar ainda
esta semana, conforme as condições climáticas”, afirma Jane.
Bairro Santa Rosa vai receber 8,7 Km de ciclofaixas - foto: Divulgação
As vias que serão contempladas com ciclofaixas no bairro Santa
Rita são as avenidas dos Concepcionistas, Antonio Elias, João Flávio Ferro e
Dorival Cruz Lima. No Nova Piracicaba, a avenida Paulista. No distrito de
Artemis, serão as avenidas Maria Júlia de Camargo Dini e Oscar Lázaro Berreta.
Jane conta que no bairro Santa Rita, que nesta etapa do CicloVidas
vai receber a maior parte de Km de ciclofaixas, já foram realizados cerca de
93% dos serviços da primeira etapa, que é a sinalização horizontal (no solo).
Em seguida serão implantados os pictogramas (sinalização com figura de
bicicleta no solo). A terceira etapa consiste na sinalização vertical, que são
as placas, e nos tachões, que dividem a ciclofaixa da pista de rolagem.
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Jane
lembra que esses locais foram escolhidos após estudos e planejamento
aprofundados e cuidadosos. “A implantação de uma estrutura cicloviária exige
projeto minucioso. Não podemos criar ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas em
locais que não ofereçam segurança aos usuários que, a partir da existência
desses espaços, são estimulados a usá-los. E a responsabilidade de oferecer
mais espaços, mas com segurança, é da Administração”, ressalta a titular
da Semuttran. “No bairro Santa Rita, vale lembrar ainda da demanda por
lazer com bicicletas, em especial agora nas férias escolares”, complementa
Jane.
O
prefeito Luciano Almeida destaca que a mobilidade por meio de bicicletas é uma
das prioridades da Administração e lembra que, por meio de pesquisa
do projeto CicloVidas, realizada em maio, a sociedade pôde ser ouvida e dar
sugestões sobre o assunto. Participaram da pesquisa 3.263 pessoas, que
apontaram vias onde gostariam de ver implantadas ciclovias, ciclofaixas ou
ciclorrotas. “Essa pesquisa foi muito importante para traçar um plano
cicloviário para Piracicaba, que será implantado de acordo com as
possibilidades. O transporte por bicicletas é uma tendência mundial, colabora
com a diminuição da emissão de poluentes, além de trazer benefícios à saúde de
quem utiliza. É nosso interesse ampliar e melhorar a mobilidade urbana em
Piracicaba, com a implantação de mais ciclovias e vamos começar agora, em
dezembro, com 5 km a mais que o previsto inicialmente”, ressalta.
O
projeto CicloVidas prevê, também, a criação de ciclorrotas turísticas para
Saltinho, Santana-Santa Olímpia, Tupi, Tanquinho e Artemis. Essas rotas já são
utilizadas pelos ciclistas e foram apontadas na pesquisa do Ciclovidas. Essas
ciclorrotas serão criadas em parceria entre Semuttran, Semdettur e Sema.
Ainda segundo a titular da
Semuttran, o início dos trabalhos para implantação do CicloVidas foi
atrasado por alguns fatores, como a pandemia e a falta de recursos para prover
as ações, como campanhas para conscientizar motoristas, que tiveram de ser
adiadas.
Uma
das campanhas, ligada diretamente à questão das bicicletas, trata do Art. 201
do Código de Trânsito Brasileiro, Lei nº 9.503, sobre a necessidade de os
veículos manterem 1,5 metro de distância lateral ao passar ou ultrapassar
bicicletas, será iniciada em janeiro, com a flexibilização das atividades. “As
bicicletas também são autorizadas a trafegar pelas vias públicas e precisam de
maior segurança, e essa distância regulamentada é uma das medidas mais
importantes”, ressalta Jane. “Com a flexibilização, poderemos atingir mais
pessoas, por isso iniciaremos essa campanha em janeiro de 2022”, explica Jane.
REVITALIZAÇÃO– A
Semuttran também realizou a revitalização de algumas ciclovias e ciclofaixas,
em agosto deste ano, com a substituição e reparo da sinalização vertical da
ciclovia da avenida Cruzeiro do Sul e a sinalização horizontal, com a colocação
de tachões, das ciclofaixas sobre a ponte do Morato e avenida Sérgio
Caldaro. Segundo Jane, no próximo ano também está prevista
manutenção em diversas ciclofaixas já existentes.
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV