Monitoramento de trânsito realizado por câmeras na CIMM - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


Em 2021, em 11 meses foram registrados 14 óbitos, sendo menor índice nesse período desde 2015

As vias municipais de Piracicaba, que são administradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), mantém redução histórica de acidentes com óbitos no acumulado de janeiro a novembro de 2021. De acordo com o sistema Infosiga, de janeiro a novembro do ano passado foram registrados 14 óbitos decorrentes de acidentes em vias municipais, menor índice da série histórica no comparativo do mesmo período desde 2015.

O Infosiga, sistema que reúne informações de acidentes e mortes no trânsito, é gerido pelo programa Respeito à Vida, do Estado de São Paulo. De acordo com dados do sistema, de janeiro a novembro de 2015 foram registrados 42 óbitos em vias municipais de Piracicaba. Analisando o mesmo período, em 2016 foram registrados 18 óbitos. Em 2017, foram 27. Em 2018, foram 17. Em 2019, foram 21. Em 2020, foram 20. E, em 2021, o menor índice: 14 óbitos.

“Os dados referentes ao acumulado de janeiro a dezembro de 2021 devem ser divulgados pelo Infosiga em 20/01. Mas já podemos ter um panorama que, com certeza, nossas vias foram mais seguras no ano passado. Isso como resultado do trabalho diário da Semuttran, com ações de engenharia e educação no trânsito, além de melhorias que implantamos”, destaca a titular da Semuttran, Jane Franco.

Como aliado para acompanhar o fluxo do trânsito no município e realizar ações de melhoria visando a segurança, a Semuttran conta com a Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade (CIMM), que opera com 35 câmeras de monitoramento, móveis e fixas. De acordo com a Semuttran, a CIMM permite que os agentes de trânsito monitorem o trânsito das principais vias do município e detectem, rapidamente, qualquer intercorrência, acionando então os órgãos responsáveis para rápida solução dos problemas encontrados. Faz parte também do trabalho da CIMM a Central Semafórica em tempo real que, com base no monitoramento, os agentes podem ajustar o tempo dos semáforos, para gerar mais fluidez e segurança.


Central Integrada de Monitoramento de Mobilidade - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


Além das ações pontuais em locais estratégicos de grande fluxo de veículos, visando a redução de acidentes, como o reforço de sinalização horizontal e vertical, em 2021 a Semuttran iniciou o projeto-piloto de implantação de LRV's (Linhas de Redução de Velocidade) em seis pontos da cidade.

“Outro ponto importante é que a frota de veículos de Piracicaba cresceu em torno de 3% ao ano, desde 2015. Hoje temos cerca de 330 mil veículos registrados e nossas atividades em conjunto da engenharia, educação e fiscalização de trânsito mostram resultado positivo", analisa ainda a secretária.



Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

 

Deixe seu Comentário