Foto: Divulgação


A proposta deste evento vem mais uma vez proporcionar ao publico a oportunidade de conhecer a cultura Amazônica/paraense através do teatro de bonecos que dará vida aos personagens ao utilizarem os hábitos, costumes e linguajar dos ribeirinhos moradores as margens dos rios. A idealização desta ação é do artista e comunicador cultural Elson de Belém que vem desenvolvendo um trabalho de intercambio cultural entre o estado do Pará e São Paulo, para isso criou o Projeto Tarubá (bebida indígena) que junto a Secretaria de Ação Cultural SEMAC são os proponentes deste evento. As inscrições serão abertas para todas as idades com vagas limitadas por conta da Covid 19.



A ação se dará através de uma oficina de teatro de bonecos através de “meias” onde os participantes irão aprender a confeccionar, conhecer as histórias das lendas amazônicas e suas linguagens, culminando com a apresentação dos bonecos ao público presente.




Elson de Belém - foto: Divulgação



Confeccionar bonecos de fantoches através de “meias” pode ser bem simples, você vai ver um processo de como fazer fantoches fáceis que demora apenas poucos minutos, mas que ao final do trabalho tem um lindo e divertido brinquedo. As crianças adoram fantoches, para ouvirem histórias sobre o misticismo das lendas amazônicas e divertirem-se com os adultos, enfatiza o facilitador Elson de Belém.

 

História do Fantoche



O teatro de fantoches é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos foram usados para alegrar e comunicar ideias ou necessidades de várias sociedades humanas. Alguns historiadores defendem que seu uso antecipou os atores no teatro. Evidências mostram que eram utilizados no Egito, em 2000 a.C., com o uso de figuras de madeira operadas com barbante. Bonecos articulados de marfim e argila controlados com cordões também foram encontrados nas tumbas egípcias. Os hieróglifos também descrevem "estátuas que caminham" usadas pelos antigos egípcios em peças teatrais religiosas. Os escritos mais antigos sobre os bonecos são creditados a Xenofonte em registro datado de 422 a.C.

 

 

Projeto Tarubá



O projeto Tarubá nasceu da necessidade de uma ampla divulgação e conhecimento da cultura Nortista/Amazônica no Estado de São Paulo, mas especificamente na cidade de Piracicaba e região. Tem como proposta levar as escolas e outras instituições a diversidade da cultura artística como a música, dança, costumes, lendas e outros segmentos que são parte do povo paraense. Uma cultura mística e exótica que tem influencia indígena, cabocla com seus mistérios e impressionismo.

 

Sobre Elson de Belém



Elson Ferreira Viana ou Elson de Belém (nome artístico), 56 anos, é natural de Belém do Pará, norte do Brasil. Palestrante, roteirista, contador de histórias (especialista em lendas Amazônicas), locutor, colunista, comentarista cultural, produtor cultural, ator, diretor teatral, técnico em artes cênicas com DRT nº 0040533/SP emitido pelo SATED SP.

 

Serviço

Evento 19/01/2022

Horário: 14 às 18 h

Local: Armazém Maria Dirce Camargo – Estação da Paulista

Necessário fazer inscrição

Vagas limitadas: 20 pessoas

Contato: (19) 99663 9903 WhatsApp ou pelo email pirarazzi@gmail.com

 

Realização

Secretaria de Ação Cultural

Pirarazzi *entretenimento

 

Apoio

A Tribuna Piracicabana

Rádio Metropolitana




Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário