Foto: Sedema
Pasta é a mais solicitada pela população por meio deste canal
O foco da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio
Ambiente) em fortalecer cada vez mais o Serviço de Informações à População
(SIP) – 156 continua. Para isso, a Pasta zerou nesta sexta-feira, 21/01, as solicitações que
estavam em atraso no acumulado dos últimos anos até 2021. A Sedema é a
secretaria mais requisitada por meio deste canal da Prefeitura de Piracicaba.
Em 31/12/2021, a Pasta já havia reduzido em 84% as solicitações
ainda sem resposta, se comparado com o fechamento de 2020. Em 31/12/2021, 238
solicitações estavam em atraso. Em 31/12/2020 eram 1.516. O prazo para
responder a cada solicitação é de sete dias úteis.
“Todo serviço que o município precisa que seja executado deve
ser solicitado pelo SIP-156, que é uma das principais ferramentas de contato da
população com a Sedema. Por isso, durante todo 2021 trabalhamos para que esse
canal fosse fortalecido, desde a otimização do tempo de resposta para cada
solicitação até a execução do serviço, por meio do alinhamento, da forma mais
eficaz possível, que fizemos da logística de execução deles por parte
das empresas terceirizadas”, avalia o titular da Sedema, Alex Gama
Salvaia.
De acordo com balanço anual, a Sedema recebeu 26.687
solicitações via SIP-156 durante 2021 e representou 52,3% de todas as
solicitações recebidas pela Prefeitura por meio deste canal no ano passado.
Cada solicitação, ao chegar à Sedema, segue um fluxo de avaliação interna na
Pasta para execução, considerando, em especial, questões técnicas e jurídicas.
As principais solicitações são dos serviços de Cata-cacareco, de arborização e
de controle e fiscalização.
CATA-CACARECO – O serviço de Cata-cacareco faz o recolhimento de móveis e utensílios que não servem mais e que os munícipes querem dispensar, como fogão, geladeira, guarda-roupas, sofá, mesa, cadeiras, colchões, etc. Apenas esse serviço recebeu 10.842 solicitações em 2021, das quais todas já foram respondidas e 92% foram executadas. As demais seguem em análise para serem executadas ou não cumprem os requisitos do serviço, que não recolhe entulhos, resto de construção civil e pneus, por exemplo, e o solicitante já foi orientado.
Foto: Sedema
ARBORIZAÇÃO – O setor
de Arborização recebeu 3.881 solicitações no ano passado, também todas
foram respondidas. Todas as solicitações do setor, como poda e supressão de
árvores, seguem um Procedimento Operacional Padrão (POP), a partir do qual cada
solicitação é analisada por técnicos da Sedema, tanto questão burocrática
quanto prática, por meio de vistoria no local. Desta forma, são executadas poda
ou supressão apenas nos casos que atendem a legislação.
Foto: Sedema
FISCALIZAÇÃO – Já o setor de Controle e Fiscalização, por sua vez, recebeu e respondeu 3.464 solicitações durante 2021, das quais os fiscais já foram até o local ou a vistoria já está agendada. Esse setor é responsável por receber denúncias e reclamações a respeito de diversos assuntos, como mato alto em terreno particular, acúmulo de entulho, anúncios publicitários com tamanhos inadequados, entre outros.