Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba



Patrimônio piracicabano é tombado desde 2002, em 11 meses já foram retirados cerca de 20 caminhões de entulho do parque

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), em força-tarefa que reúne as secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Obras (Semob), Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e Secretaria Municipal de Transportes Internos (Semutri), realiza força-tarefa para limpeza e manutenção periódica do Parque do Mirante, patrimônio piracicabano tombado em 2002.


Antes - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


Desde que assumiu a direção do Parque do Engenho Central, em fevereiro de 2021, Antonio Padovan voltou seus trabalhos também ao espaço vizinho em forma de colaboração. “Nós temos um carinho enorme pela nossa cidade e por nossos patrimônios. Quando vi o estado do Parque do Mirante decidi, junto à minha equipe, colaborar com a revitalização do espaço”, disse Padovan.


Depois - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


Composta por dez pessoas, a equipe vem realizando pinturas, soldas, reparos, manutenção do chafariz, além de auxiliar na limpeza do canal do Mirante, em novembro do ano passado, para conter infiltrações, vazamentos e possíveis deslizamentos, tudo isso com orientação do Codepac. Nestes últimos 11 meses já foram retirados aproximadamente 20 caminhões de entulho do parque, entre galhos, folhas e lixo.


Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


O parque recebeu, ainda, reforço no patrulhamento e segurança por parte da Guarda Civil, em uma parceria entre a Semac e Semuttran, que doou uma motocicleta para intensificar o monitoramento no local.


Pós limpeza - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


“Foi um ano que fizemos bons avanços. Estamos realizando um trabalho constante e difícil, aos poucos e com a boa vontade do pessoal, que viu que nosso objetivo maior é valorizar nosso patrimônio, vamos avançando. Falta muito para chegarmos ao nosso objetivo e, com certeza, chegaremos” pondera Padovan.


Antonio Padovan, diretor do Parque do Engenho Central - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba



HISTÓRICO - No século 19, o Barão de Rezende construiu um mirante em suas terras, que ficava às margens do rio Piracicaba, de frente para o salto do rio. Esse mirante foi remodelado entre os anos de 1906 e 1907, por Carlos Zanotta. Nas décadas entre 1910 e 1930, os piracicabanos já frequentavam o local para passeios e caminhadas.

O Parque do Mirante, com a estrutura que é conhecida hoje, foi inaugurado pelo prefeito Salgot Castillon, no dia 1° de agosto de 1962. Um mural de mosaico, que retrata a fundação da cidade e seu desenvolvimento agroindustrial, de autoria da artista plástica Clemência Pizzigatti e de um grupo de artistas plásticos e alunos de escolas estaduais de Piracicaba, foi instalado no local, em 1978.

Em sua extensão estão várias espécies de árvores, como o marinheiro, jequitibá, figueira, flamboyant, pau d`alho, cedro-rosa, açoita-cavalos, alecrim-de-campinas e a árvore-símbolo de Piracicaba, o tamboril.



Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário