Foto: Sedema

Sedema encaminhou ofício à entidade na segunda-feira, 24/01; estabelecimento da Associação no município atenderia demanda da Região Metropolitana

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), enviou na segunda-feira, 24/01, ofício à Associação Mata Ciliar, entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas à conservação da biodiversidade, demonstrando interesse do município em fornecer área para abrigar nova sede da Associação. O documento, assinado pelo secretário da Sedema, Alex Gama Salvaia, foi enviado ao presidente da entidade, Jorge Belix.

De acordo com o ofício, a instalação de um CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres)/CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) em Piracicaba está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) para a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

"A instalação de uma associação que presta esse tipo de serviço em Piracicaba justifica-se pelo grande número de ocorrências relacionadas à fauna em toda região e pela falta de um local específico e equipe especializada para prestar tais atendimentos", afirma Salvaia no ofício.


Ainda segundo o documento, a área proposta para sediar a Associação Mata Ciliar no município faz parte do Parque Natural do Distrito de Santa Terezinha, que é uma Unidade de Proteção Integral, situada às margens da Rodovia SP-304, um trecho urbano de Piracicaba e de fácil acesso às demais cidades da região.




Área proposta para sediar a Associação Mata Ciliar - foto: Sedema


Salvaia lembra que este é o segundo ofício que a Prefeitura encaminha à Associação Mata Ciliar. Outro documento foi encaminhado no ano passado, demonstrando interesse em ter uma unidade da entidade no município, visando atendimento também aos demais municípios da RMP. Técnicos da Sedema também já realizaram visita na atual sede, em Jundiaí, para conhecer mais sobre os trabalhos da Associação.

"Agora aguardamos manifestação da Associação na esperança de iniciarmos diálogo sobre a possível instalação da nova sede em Piracicaba", finaliza Salvaia.

ANIMAIS RESGATADOS – Frequentemente, animais silvestres são resgatados na região, como o lagarto teiú (réptil), maritaca, garça, frango d'água (aves) e mamíferos. Somente no último semestre do ano passado, equipe do Zoológico Municipal da Piracicaba colaborou com o resgate de duas onças-pardas e um lobo-guará. Em 15/06, uma onça-parda de médio porte foi encontrada no bairro Cantagalo. O animal, fêmea, tinha aproximadamente três anos de idade e pesava 30Kg.




Foto: Sedema

Já em outubro, equipe do Zoo, junto ao Corpo de Bombeiros, em 07/10, atuou na captura para coleta de material genético de um lobo-guará nas proximidades do bairro Água Seca.




Foto: Sedema

E em 18/10, a Prefeitura de São Pedro contou com apoio da equipe do Zoo de Piracicaba para capturar uma onça-parda no banheiro de uma residência no bairro Nova São Pedro 2. Todos esses animais foram devolvidos à natureza em segurança.

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário