Foto: Divulgação

Projeto visa reduzir conflitos entre motociclistas e motoristas e acidentes; primeiro ponto será no cruzamento das avenidas Armando de Salles Oliveira e Renato Wagner

Mais segurança para motociclistas, menos conflitos entre veículos e motos na saída do semáforo e redução de acidentes. Esses são os objetivos do projeto +Segurança no Trânsito, desenvolvido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), que vai implantar área de espera para as motos aguardarem a abertura do semáforo, conhecida como motobox.

O primeiro ponto de implantação do projeto será no cruzamento da avenida Armando de Salles Oliveira com a avenida Renato Wagner e início da Ponte Irmãos Rebouças, no sentido bairro-centro. Segundo a Semuttran, o início da instalação das sinalizações horizontal e vertical ocorrerá a partir da próxima semana. Além dessas sinalizações, serão realizadas ações informativas sobre o funcionamento do dispositivo.


Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


A área de espera para motos foi regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 2020 e é uma “área delimitada por duas linhas de retenção destinadas exclusivamente à espera de motocicletas, motonetas e ciclomotores, junto à aproximação semafórica, imediatamente à frente da linha de retenção dos demais veículos”.

Nesta quarta-feira, 16/02, Jane Franco de Oliveira, secretária da Semuttran, e técnicos da Pasta apresentaram o projeto-piloto do primeiro local que receberá o novo dispositivo ao vereador Gustavo Pompeo, que havia solicitado a implantação da área reservada para motociclistas aguardarem a abertura do semáforo em cruzamento do município.

De acordo Jane, a escolha do primeiro ponto para implantação do projeto foi feita a partir de análise realizada pelos técnicos da secretaria, de acordo com as características do local. Essa primeira implantação visa ainda que os motoristas e motocicletas se habituem com a nova sinalização.

“Esse cruzamento é monitorado por câmeras da CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade), o que vai facilitar nossa avaliação se o projeto vai garantir mais fluidez e segurança ao trânsito, além de ter espaço suficiente para a inclusão dessa área de espera e por ser um ponto com grande volume de motocicletas”, explica Jane.

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

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