Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


Cia. Circo Teatro Sem Lona encenou a peça Enguiçou nas escolas Professor Tomaz Caetano Cannavam Rípoli e João Oriani


Parceria entre a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Educação, com o Ministério da Cultura e do Turismo e AB Concessões, trouxe a duas escolas municipais de Piracicaba o espetáculo Enguiçou, da companhia paranaense Circo Teatro Sem Lona. As crianças das escolas Prof. Tomaz Caetano Cannavam Rípoli e João Oriani assistiram ao espetáculo que aborda, de forma lúdica, as leis de trânsito e as medidas de segurança.


De forma divertida e interativa, a peça contextualiza a evolução do ser humano até a criação da roda e dos automóveis, até que as crianças são apresentadas às principais regras de trânsito, que devem ser respeitadas tanto pelo motorista quanto pelo pedestre, como atravessar as ruas na faixa, respeitar os semáforos e sinalizações, aguardar a passagem dos carros para atravessar a ruas, usar cinto de segurança, não dirigir usando o celular, entre outras medidas de segurança.




Companhia Circo Teatro sem Lona - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


“O nosso projeto é pela lei de Incentivo à Cultura e vai atravessar o interior paulista e o interior mineiro. Nós adaptamos o espetáculo para as crianças de todas as idades, e apresentamos a elas de uma forma lúdica e interativa as leis de trânsito, e após a apresentação, nós fazemos algumas atividades, junto das crianças, apresentando a eles a faixa de pedestre e alguns conceitos de sinalização”, explicou Raíssa Lilian Sábino, que representa a palhaça Serenita na companhia.




Raíssa Lilian Sabino e Bianca Santana durante a apresentação na EM Prof. Tomaz Caetano Cannavam Rípoli - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


A diretora da EM Prof. Tomaz Caetano Cannavam Rípoli, Daniela Farto Brugnerotto de Aguiar, destacou a aprendizagem das crianças pelo encantamento e pela ludicidade, e principalmente quando acontece pela cultura. “O encantamento faz parte da infância, a questão livre das crianças de aprender por meio da ludicidade e essa aprendizagem através da cultura e do entretenimento é muito significativa. A peça contextualizou desde a pré-história, a linha do tempo, até a criação da roda, a continuidade, e isso na educação infantil é muito importante”.




Daniela Farto Brugnerotto de Aguiar diretora da EM Prof. Tomaz Caetano Cannavam Rípoli - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba



O Grupo Circo Teatro sem Lona irá concluir sua passagem por Piracicaba com uma apresentação amanhã, sábado,12/03, às 10 horas, no Engenho Central, aberta ao público.


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário