Foto: Andressa Mota/ CCS


Piracicaba foi contemplada no programa Rios Vivos, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), para realizar o desassoreamento do ribeirão Piracicamirim. A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa e priorizou o manancial uma vez que, em épocas de chuvas, transborda e causa alagamentos em diversos bairros ao redor.


Três pontos do ribeirão Piracicamirim serão desassoreados. Os maquinários para realizar o trabalho foram contratados pelo DAEE. A preparação dos locais para a entrada dos maquinários e outras ações preliminares necessárias serão feitas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Defesa Civil e demais secretarias necessárias. Os trabalhos começam ainda nesta semana.




Em fevereiro técnica do DAEE, Defesa Civil e Sedema realizaram vistorias nos pontos escolhidos para desassoreamento - foto: Andressa Mota


Os pontos que serão desassoreados foram escolhidos por serem os mais críticos e necessitarem do serviço. O primeiro fica nos bairros Morumbi e Piracicamirim. O segundo no bairro Maracanã. E o terceiro no bairro Bosque da Água Branca. Esses bairros foram os mais castigados pelos alagamentos causados pelas chuvas do final de janeiro e início de fevereiro deste ano. A intervenção está prevista para ocorrer em aproximadamente 3.500 metros e visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.


“Retirar esses materiais nesses três trechos do ribeirão Piracicamirim é muito importante para evitar que as cenas de alagamentos que vimos no final de janeiro e início de fevereiro se repitam, com muito prejuízo à população”, afirma Odair Mello, da Defesa Civil, que vai monitorar e orientar o trabalho das equipes enviadas pelo DAEE.




Desassoreamento é essencial para evitar alagamentos na região - foto: Andressa Mota


Alex Salvaia, titular da Sedema, lembra que a Pasta tem trabalhado em conjunto com a Defesa Civil no projeto, desde a inscrição do município por meio de ofício, vistoria e visitas técnicas. “Com o início dos serviços, também daremos apoio para a limpeza das áreas que necessitarem para a entrada do maquinário”, afirma Salvaia. “Ficamos muito felizes que o município foi contemplado no programa, porque o ribeirão Piracicamirim é um importante manancial que corta a cidade e precisa de atenção para preservar a fauna ao seu redor”, complementa.




A intervenção visa a retirada de materiais como terra e pedras que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento - foto: Andressa Mota


O PROGRAMA – O programa Rios Vivos integra o Programa Água é Vida, lançado em outubro de 2021, e tem por objetivo reforçar a segurança hídrica no Estado. De acordo com o DAEE, a expectativa é beneficiar mais de 2,1 milhões de habitantes. As ações preveem, além do desassoreamento de rios, as perfurações de poços, construção de reservatórios e cooperação técnica com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Segundo descrição do projeto, serão financiadas a elaboração de projetos de preservação de mananciais de abastecimento e projetos para obras de tratamento de esgotos domésticos. Os investimentos para as ações somam cerca de R$ 400 milhões.


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário