Foto: Sedema
Cerca de 3.500 metros receberão a intervenção; trechos dos bairros Morumbi, Piracicamirim, Maracanã e Bosque da Água Branca serão contemplados
O desassoreamento de cerca de 3.500 metros do ribeirão Piracicamirim começou nesta quarta-feira, 06/04, próximo ao Terminal Piracicamirim. Para a realização do serviço, Piracicaba foi contemplada no programa Rios Vivos, do Governo do Estado, por meio do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). A Prefeitura pleiteou a participação do município no programa e priorizou o manancial uma vez que, em épocas de chuvas, transborda e causa alagamentos em diversos bairros ao redor.
Foto: Sedema
Os maquinários foram contratados pelo DAEE e chegaram nesta terça-feira, 05/04, ao município. Três pontos do ribeirão Piracicamirim receberão o serviço. O primeiro fica nos bairros Morumbi e Piracicamirim. O segundo no bairro Maracanã. E o terceiro no bairro Bosque da Água Branca. A intervenção visa a retirada de materiais como terra, pedras e lodo, que impedem o curso da água e contribuem para o transbordamento.
Trechos dos bairros Morumbi, Piracicamirim, Maracanã e Bosque da Água Branca serão contemplados - foto: Sedema
“Esses
pontos foram escolhidos por serem os mais críticos e estão próximos aos bairros
que foram mais castigados pelos alagamentos causados pelas chuvas do final de
janeiro e início de fevereiro deste ano”, explica Odair Mello, da Defesa Civil,
que monitora e orienta os trabalhos da equipe enviada pelo DAEE.
Cerca de 3.500 metros
receberão a intervenção - foto: Sedema
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), prepara os locais para a entrada dos maquinários. Outras ações preliminares necessárias também serão realizadas. “O ribeirão Piracicamirim é um importante manancial que corta a cidade e precisa de atenção para preservar a fauna ao seu redor”, comenta o titular da Sedema, Alex Salvaia.
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV