Arte: Coletivo de Terreiros

Coletivo de Terreiros se reúnem para comemorar o Dia de Ogum/São Jorge (23 de abril), que será celebrado no próximo dia 24 de Abril de 2022 a partir das 9 horas da manhã.

Coletivo de Terreiros de Umbanda de Piracicaba se reúnem no Ginásio Municipal de esportes Waldemar Blatkauskas para comemorar o Dia de Ogum, Orixá Ogum sincretizado na Umbanda como São Jorge Guerreiro é comemorado todo dia 23 de Abril.

Esse ano, os Religiosos de Terreiro organizam  uma grande gira festiva de Umbanda no ginásio municipal, que deve contar ainda com a dança de Maculelê e Capoeira e dança Cultural de Ogum que será coordenado pelo núcleo Vila África, Instituto AfroPira e Sociedade Beneficente 13 de Maio.

Desde o último dia 15 de novembro de 2021, quando se comemora o Dia Nacional da Umbanda, Terreiros de Umbanda da cidade de Piracicaba tem se reunido a cada 2 meses a fim de estreitar relações entre os adeptos das religiões de Matriz Africana.  O objetivo é interagir entre os religiosos e mostrar a sociedade que precisamos  desmistificar o preconceito e racismo religioso que ainda existe com os adeptos das Religiões Afro, o evento é aberto ao público, independente da sua religiosidade. 

No local será montado barraquinhas que os os Terreiros  de Umbanda irão  comercializar: salgados, bolos e refrigerantes, além de artesanatos típicos das Religiões de Matriz Africana, camisetas com estampas de Orixás, Guias e Encantados. O evento conta com apoio da Oy Gráfica e do Programa Falando de Axé.

Para a Sacerdotisa de Umbanda, Mãe Eva da Oxum da Tenda Espiritual de Umbanda Ogum Sete Espadas e Mamãe Oxum, localizado no Bairro Monte Rey em Piracicaba, "a iniciativa dos irmãos de Umbanda é louvável, digno de aplausos, estou muito feliz em participar, só assim poderemos criar o respeito entre nós e, quem não é da religião, é muito importante saber o que está  acontecendo, assim, a gente desmistifica perante a sociedade os preconceitos religiosos que sofremos no dia a dia, enfatiza Mãe Eva.

A coordenação do evento informa que não é uma atividade única e exclusiva de apenas um terreiro ou sacerdote religioso, mas de todos e todas, inclusive os terreiros que ainda quiserem participar, basta entrar em contato e se incluir no grupo que organiza a atividade.

Terreiros que fazem parte do Coletivo:

- Nossa Casa Espiritual Irmãos de Fé

- Nossa Casa Espiritual Filhos de Oxalá

- Templo Espiritual de Umbanda Mãe Nanã Buroque e Sr. Exú Maré

- Templo de Umbanda União dos Orixás

- Comunidade de Umbanda Sr Zé Moreno das Almas

-Casa de Axé Mãe Baiana e Cigana Gira Mundo

-Templo de Umbanda Ogum Sete Espadas e Mãe Oxum

-Casa de Oração Umbandista 3 Marias e Zé Pilintra de Aruanda.

-Comunidade João da Mata e Pai Benedito

- Igbà Omi Asè Afojidan e Comunidade Lua Branca.

- Tenda de Umbanda Pai Benedito de Angola

- formaçõeUmbanda Baiano Severino e Exú Morcego

- Terreiro de Umbanda Quilombo Ancestral


Contatos para dúvidas e informações:

Mãe  Luana - 99623-0070

Pai André Toledo - 99801-7233

Pai Ronaldo - 98158-0007

Mãe Márcia - 99893-6131

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário