Foto: Mateus Medeiros/ Gazeta de Piracicaba
O corpo do ex-prefeito de Piracicaba e ex-deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame, que faleceu ontem aos 75 anos, foi velado desde a tarde de quinta-feira (28) na Câmara Municipal e o sepultamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (29) no Cemitério da Saudade. Ele estava com artrose de sistemas múltiplo e a causa da morte foi uma parada cardiorrespiratória.
Foto: Mateus Medeiros/ Gazeta de Piracicaba
Thame deixou a esposa, Nancy Ferruzzi Thame (ex-vereadora e atual
secretária da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba
(Sema), e a filha Sofia Ferruzzi Thame. O município decretou luto oficial de
três dias.
Sua trajetória política inclui um mandato como prefeito de Piracicaba (1993 - 1996) e sete mandatos com deputado federal por São Paulo. Foi um dos funddores do PSDB.
Dentre suas funções estão: secretário de Recursos Hídricos (1993 e 1997), Saneamento e Obras do estado de São Paulo, durante os governos de Mário Covas e Geraldo Alckmin, entre 1999 e 2002, e o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari, Jundiaí (PCJ), em 1993, onde exerceu dois mandatos.
Como prefeito de Piracicaba, implantou os Clubins, que ofereciam atividades para crianças no contraturno escolar e atendiam mais de 5.000 crianças; ampliou o número de vagas para crianças nas escolas e asfaltou diversos bairros.
Para o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, uma marca importante da
atuação de Mendes Thame foi a preocupação com o meio ambiente. "Ele foi
precursor da agenda ambiental. Ter sido o primeiro presidente do Comitê PCJ
mostra esse engajamento. Grande defensor do meio ambiente e grande
prefeito", disse Luciano Almeida.