Foto: Ricardo Viana, advogado e filho de ex-funcionário da Mesbla que desembolsou seu dinheiro pela licença de uso da marca da varejista - Mesbla/ Divulgação
Vinte e três anos após sua
derrocada, a marca Mesbla foi resgatada por dois irmãos, filhos de
ex-funcionários da varejista que já foi uma gigante no passado, com mais de 180
lojas espalhadas no País em seu auge.
O empreendedor Marcel Jerônimo e o
advogado Ricardo Viana desembolsaram R$ 500 mil, com recursos da família, pela
licença de uso da marca. A Mesbla ganhou nova roupagem, bem distante das
megalojas do passado: seu formato será apenas online, por meio de um
marketplace, que é aquele em que lojistas se "plugam" à plataforma.
O pai de Marcel e Ricardo,
Alfeu Viana, trabalhou na Mesbla por seis décadas – seu único emprego. Ele se
aposentou quando foi decretada sua falência, em 1999, quase 90 anos após sua
fundação, em 1912. “Foi um período muito conturbado, meu pai sentiu muito. O
baque foi muito grande”, conta Viana, que antes do investimento na varejista
atuava como advogado autônomo nas áreas civil e trabalhista.
“Se eu falar que nós somos como filhos da Mesbla, não seria algo distante da realidade”, conta o advogado e agora empresário do setor de varejo. Isso porque, detalha, seu pai conheceu sua mãe, Adeilza Viana, quando os dois trabalhavam na varejista – ela era uma das vendedoras. Seu irmão e sócio na empreitada, Marcel, teve também na varejista seu primeiro emprego, aos 14 anos. “A Mesbla é como se fosse um parente."
Publlicado por Danilo Telles, Jornalista Rádio Metropolitana