Evento ocorreu no CPI-9 - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana

Nesta quinta-feira (12), aconteceu uma solenidade em homenagem ao dia do Policial Militar Feminino na cidade de Piracicaba/SP, no prédio do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior), bairro Algodoal, participaram militares, autoridades e civis. 

Em 12 de maio de 1955 na cidade de São Paulo, era criada a primeira polícia feminina do brasil, há 67 anos através de treze jovens pioneiras em missões preventivas e assistenciais, na proteção de mulheres e menores, foi o início de uma nova era.

As mulheres que mudariam a história da corporação; um passado repleto de conquistas e um futuro ainda mais promissor, e a mulher continua a comprovar, cada dia, sua relevância na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Ao longo dos anos a mulher vem galgando seu espaço na instituição, e hoje já ocupa posições em todas as funções e missões desenvolvidas pela instituição.


Tenente Luciana Tedesco - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana

Em entrevista à Rádio Metropolitana, a Tenente Luciana disse o seguinte: "O evento de hoje é um marco na instituição, pois, faz 67 anos que a mulher atua na corporação, a mulher ela sempre está em todas as funções da Polícia Militar, ou seja, as mulheres estão inseridas por completo, tudo que o policial faz a policial também executa, o trabalho feminino complementa o do masculino, sendo assim fica um serviço prestado para a população completo e de qualidade", concluiu.


Coronel Cerqueira Leite discursou na solenidade - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana

Em entrevista à Rádio Metropolitana, o Coronel Cerqueira Leite disse que "A Polícia Militar desenvolve várias atividades com a participação das mulheres e não á limite, elas podem participar de todas as formas de comandos, ações e estão convidadas inclusive para prestarem o concurso para a Polícia Militar". O Coronel disse ainda da importância do CPI-9 para os mais de cinquenta municípios atendidos, ele conclui com um recado para as mulheres, "saudações á todas, as mulheres sempre muito bem vindas, como visitante ou como uma policial".


Coronel Cerqueira Leite - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana

Em entrevista a Rádio Metropolitana, Sargento do quadro de inativos e presidente da APAS (Associação Policial de Assistência à Saúde), Carmem Almeida Leite, disse que "o policial feminino faz tudo o que os homens fazem, porém com delicadeza; ser feminina e forte ao mesmo tempo não é tarefa fácil.



Sargento da Reserva e Presidente da APAS Carmem Almeida Leite - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana

Com força e determinação as mulheres mostraram que também são capazes de proteger a sociedade paulista. Combatentes, mulheres, companheiras, amigas, mães, guerreiras, hoje a homenagem é para vocês que fazem da Polícia Militar uma instituição melhor". disse a Sargento.

Ela conclui dizendo o seguinte, "Ser Policial Militar Feminino é ter atitude certeira”.




Equipes da Polícia Militar de Minas Gerais estiveram na sede do CPI-9, para o intercâmbio/troca de conhecimento em ações táticas. Os Policiais Militares de Minas Gerais também participaram da solenidade, as forças policias atuam em conjunto na divisa de São Paulo e Minas Gerais. - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana


Autoridades e Civis participaram da Solenidade - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana


Autoridades e Civis participaram da Solenidade - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana


As Homenageadas - Foto: Enzo Oliveira/ Rádio Metropolitana

Em 2022 a Polícia Militar do Estado de São Paulo completa 190 anos, já o CPI-9 comemora 16 anos de atuação no dia 09 de Agosto de 2022, atualmente o CPI-9 atende mais de 50 Municípios.

Parabéns a todas as mulheres que fizeram e fazem a história dessa corporação!

Publicado por Danilo Telles, Jornalista da Rádio Metropolitana - Fonte e Colaboração: APMBB

Deixe seu Comentário