Foto: Arquivo Pessoal 


O lugar pedagógico é concebido mediante uma visão sistêmica, que considera o mundo a partir de suas relações e interações.


A composição desses ambientes pedagógicos é de organismos vivos, que se manifestam concretamente no mundo pela sua presença física e pelos seus comportamentos, que são expressões de pensamentos, emoções e sentimentos. Esses organismos tomados nesta visão se relacionam constantemente com tantos outros presentes nestes lugares das vivências corporais e são expressões de sua dimensão espiritual, ideia da conexão com sua presença no mundo e do sopro que o contém em vida. Essa visão organísmica supera a visão do corpo biológico e ultrapassa o olhar para o indivíduo somente: está também em integração com outros tantos que participam com esta compreensão de sujeito, indivíduo, pessoa.


Para a visão de sistema, suas estruturas específicas são resultantes das interações e da interdependência de suas partes, correspondem a uma totalidade integrada, não se limitam a partes ou a recortes dela. Consideramos seu aspecto social e da manutenção e adaptação constante dos sistemas em constante transformação.


Essa visão pedagógica permite-nos um olhar mais amplo e profundo da pessoa, para além das respostas do jogo, da atividade a que se dispõe a participar. Valorizamos o sujeito e sua totalidade, suas capacidades potenciais e seu contato e relacionamento com os outros sistemas, pessoas em um ambiente, na medida que opera conjuntamente com outros para fazer intervenções positivas e construtivas no mesmo.


As inteligências, embora sejam descritas separadamente para fins de explicação, deverão ser compreendidas no ambiente em sua integralidade, atuando conjuntamente. Estão em constante ação complexa, quando o propósito é resolver problemas ou elaborar algo novo. O ambiente do esporte e da atividade física é repleto de possibilidades para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, quando o sujeito participa desta experiência.


Este ambiente é tomado como um sistema complexo, que apresenta padrão de semelhança com contextos encontrados na vida cotidiana. Isso permite uma construção para além do ensino das ações específicas do esporte e da atividade física, em suas questões de técnica, ações motoras diversas, estratégias e táticas. Podemos encontrar em análise ampla e profunda, metáforas para a vida. Aprendemos para viver melhor no ambiente de esporte e atividade física.


A pedagogia do esporte e da atividade física, tomada a partir destas possibilidades, se mostra como construtora de valores que formam a personalidade, promovem o espírito coletivo, ensinam o respeito a regras para comportamento individual e coletivo, ensinam a resolver problemas, analisar situações, encorajar-se para tomar decisões.


A constante autorregulagem do ambiente, pela participação das pessoas nas atividades físico-esportivas, promove a necessidade de resolução de problemas provocados através das tarefas propostas, e a criação de outros níveis de problemas provocados pela elaboração das soluções encontradas. Essas pessoas passam por diferentes níveis de experiências e exigências.


Tomamos o esporte e a atividade física como um meio válido para vivenciar valores como cidadania, perseverança, experienciar a superação, a cooperação, bem como conhecer os próprios limites, entrar em contato com a autoestima, exercer a criatividade, respeitar os outros participantes da atividade seja em jogo ou em um outro tipo de desempenho, praticar o controle emocional, a autodisciplina, justiça, trabalhar em equipe.


O esporte e a atividade física, tomados como instrumento pedagógico, ampliam e transformam possibilidades, tomam para si novos significados por meio de sua prática e oferecem para quem participa deste exercício pedagógico a oportunidade de aprender incessantemente. Este ambiente deve ser concebido em um ambiente estimulador do desenvolvimento das múltiplas habilidades e capacidades cognitivas, cabendo aos agentes pedagógicos – professores, técnicos, familiares - a responsabilidade pela facilitação deste processo.

 

Artigo assinado por: Hermes Ferreira Balbino, secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras

Deixe seu Comentário