Foto: Arquivo Pessoal
O lugar pedagógico é concebido mediante uma visão sistêmica, que considera o mundo a partir de suas relações e interações.
A composição desses
ambientes pedagógicos é de organismos vivos, que se manifestam concretamente no
mundo pela sua presença física e pelos seus comportamentos, que são expressões
de pensamentos, emoções e sentimentos. Esses organismos tomados nesta visão se
relacionam constantemente com tantos outros presentes nestes lugares das
vivências corporais e são expressões de sua dimensão espiritual, ideia da
conexão com sua presença no mundo e do sopro que o contém em vida. Essa visão
organísmica supera a visão do corpo biológico e ultrapassa o olhar para o
indivíduo somente: está também em integração com outros tantos que participam
com esta compreensão de sujeito, indivíduo, pessoa.
Para a visão de sistema, suas estruturas específicas são resultantes das
interações e da interdependência de suas partes, correspondem a uma totalidade
integrada, não se limitam a partes ou a recortes dela. Consideramos seu aspecto
social e da manutenção e adaptação constante dos sistemas em constante
transformação.
Essa visão pedagógica permite-nos um olhar mais amplo e profundo da
pessoa, para além das respostas do jogo, da atividade a que se dispõe a
participar. Valorizamos o sujeito e sua totalidade, suas capacidades potenciais
e seu contato e relacionamento com os outros sistemas, pessoas em um ambiente,
na medida que opera conjuntamente com outros para fazer intervenções positivas
e construtivas no mesmo.
As inteligências, embora sejam descritas separadamente para fins de explicação, deverão ser compreendidas no ambiente em sua integralidade, atuando conjuntamente. Estão em constante ação complexa, quando o propósito é resolver problemas ou elaborar algo novo. O ambiente do esporte e da atividade física é repleto de possibilidades para o desenvolvimento das múltiplas inteligências, quando o sujeito participa desta experiência.
Este ambiente é tomado como um sistema complexo, que apresenta padrão de semelhança com contextos encontrados na vida cotidiana. Isso permite uma construção para além do ensino das ações específicas do esporte e da atividade física, em suas questões de técnica, ações motoras diversas, estratégias e táticas. Podemos encontrar em análise ampla e profunda, metáforas para a vida. Aprendemos para viver melhor no ambiente de esporte e atividade física.
A pedagogia do esporte e da atividade física, tomada a partir destas possibilidades, se mostra como construtora de valores que formam a personalidade, promovem o espírito coletivo, ensinam o respeito a regras para comportamento individual e coletivo, ensinam a resolver problemas, analisar situações, encorajar-se para tomar decisões.
A constante autorregulagem do ambiente, pela participação das pessoas nas atividades físico-esportivas, promove a necessidade de resolução de problemas provocados através das tarefas propostas, e a criação de outros níveis de problemas provocados pela elaboração das soluções encontradas. Essas pessoas passam por diferentes níveis de experiências e exigências.
Tomamos o esporte e a atividade física como um meio válido para vivenciar valores como cidadania, perseverança, experienciar a superação, a cooperação, bem como conhecer os próprios limites, entrar em contato com a autoestima, exercer a criatividade, respeitar os outros participantes da atividade seja em jogo ou em um outro tipo de desempenho, praticar o controle emocional, a autodisciplina, justiça, trabalhar em equipe.
O esporte e a atividade física, tomados como instrumento pedagógico,
ampliam e transformam possibilidades, tomam para si novos significados por meio
de sua prática e oferecem para quem participa deste exercício pedagógico a
oportunidade de aprender incessantemente. Este ambiente deve ser concebido em
um ambiente estimulador do desenvolvimento das múltiplas habilidades e
capacidades cognitivas, cabendo aos agentes pedagógicos – professores,
técnicos, familiares - a responsabilidade pela facilitação deste processo.
Artigo assinado por: Hermes Ferreira Balbino, secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras