Foto: Mauricio Ribeiro - Pira Cultural

Na tarde desta quinta, 21 de julho, o Bairro de Santa Olímpia ganhou um colorido diferente. Veículos identificados com adesivos da imprensa, profissionais de comunicação, câmeras e microfones, cinegrafistas e fotógrafos deram o tom da coletiva de imprensa para alardear aos quatro cantos: a Festa da Polenta está oficialmente de volta.

Quem vê o recanto tirolês sendo preparado para receber mais de 15 mil visitantes (a marca foi batida na última edição da festa) talvez não se lembre que nos últimos dois anos a situação foi bem diferente. Em julho de 2019, ponto alto da pandemia, nem música se tocou no local. Já em 2020, com a expectativa da vacinação em massa, o formato delivery deu um ar de respiro  para a borboleta, símbolo da comunidade Trentino-tirolesa, há muito encasulada e sem poder festejar. Pois em 2022, com a parceria do poder público e a participação de mais de 500 voluntários da comunidade local, a festa acontece de 22 a 24 de julho (sexta a domingo) com ampla programação, que pode ser conferida no perfil do Instagram @bairrosantaolimpia.


Foto: Mauricio Ribeiro - Pira Cultural


A mesa que da coletiva oficial foi composta por Rose Massarutto, diretora de turismo da Sedettur; Rudinei Stenico, diretor cultural da Associação do Bairro santa Olímpia; Hermes Balbino, secretário interino a frente da SEMAC; Elsa Pompermayer Stenico, presidente do Círculo Trentino di santa Olímpia; Milton Stenico, Presidente da Associação do Bairro de Santa Olímpia; e Ana Letícia Forti, Princesa da Festa da Polenta. A Rainha da Festa, Evillyn Stenico, em virtude de compromissos profissionais, chegou ao final do encontro, e conduziu junto com a Princesa a equipe da Metropolitana para um passeio exclusivo pelo museu do bairro; uma cobertura inédita que logo vai ao ar pelo programa Pira Cultural. Na edição especial pelos 25 anos da Festa, o jornalista Mauricio Ribeiro conversou com os representantes do poder público presentes à coletiva, ouviu membros da comunidade e registrou recantos do bairro em seus últimos preparativos para receber os visitantes.


Foto: Mauricio Ribeiro - Pira Cultural


Segundo cálculos da organização, 400kg de fubá especialmente comprado em Santa Catarina, de um fornecedor que produz o insumo em moinho de pedra, irão gerar 5 toneladas de polenta. Desse montante, 2 mil quilos serão servidos na forma frita; com o diferencial de que em 2022 a Festa oferecerá opções veganas e vegetarianas incrementando o cardápio. Em três dias de festividade, 4 grupos locais de dança típica se apresentarão no palco, envolvendo membros da comunidade desde 3 anos até a melhor idade; além da Banda Nostalgia, formada pro músicos do bairro, e o show especial com a Deco Dal Ponte Banda, de Blumenau (SC); além dos tradicionais corais mantidos pela associação local. Ponto alto da Festa, a muito esperada queima de fogos se repete todas as noites, com artefatos especiais que emitem luz e cor sem barulho, tudo como exigem os protocolos. Afinal, foram dois anos de espera até o tão sonhado alvará, e os moradores, que também promovem a tradicional Festa da Cucagna no Carnaval, só querem saber de se divertir e bem receber os turistas.


Evillyn Stenico, Rainha da Festa, e Ana Letícia Forti, Princesa da Festa da Polenta - foto: Mauricio Ribeiro - Pira Cultural


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário