Foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba

Novo espaço na Fumep vai oferecer um ambiente de inovação e incentivo aos empreendedores e startups.

Mais de 200 pessoas compareceram nesta quinta-feira, 28/07, ao auditório da Fundação Municipal de Ensino (Fumep) para prestigiar a inauguração do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação, o Nagi Hub Piracicaba. Considerado como uma extensão do Hub Piracicaba, uma plataforma pública que apoia às startups do Agro, o Nagi nasceu com o propósito de fomentar o desenvolvimento tecnológico e inovação no segmento industrial.

O Nagi Hub Piracicaba vai oferecer serviços como engenharia de processos, design de produtos, programas de inovação aberta, treinamento e capacitação, pesquisa inovativa, ensaios laboratoriais, e prototipação ágil envolvendo manufatura básica e avançada.


O evento aconteceu no auditório da Fumep - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


O prefeito Luciano Almeida disse que o município está colhendo os frutos plantados em 2005, quando ele, como secretário da Indústria e Comércio, deu os primeiros passos rumo à criação do Parque Tecnológico de Piracicaba. “Foi uma longa jornada em busca de soluções inovadoras e tecnológicas, por meio da integração das universidades com o setor produtivo. Graças a essa iniciativa hoje temos Hubs que já consolidaram o Agro e agora vão fortalecer a cadeia de produção das indústrias”, frisou o prefeito.


Prefeito Luciano Almeida - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


José Luiz Guidotti Júnior, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), disse que um dos grandes trunfos da atual Administração foi encampar a Fumep ao perímetro do Parque Tecnológico de Piracicaba, que por sua vez disponibilizou o seu espaço físico para a criação do Nagi. “Agora possuímos um espaço qualificado, que ajudará a desenvolver soluções tecnológicas para atender as principais necessidades da Indústria, promovendo também a qualificação da mão de obra local”, comentou Guidotti Júnior.

ESTRUTURA - O Nagi Hub Piracicaba oferece aos empreendedores uma infraestrutura de coworking com wi-fi público, estruturas de salas de reunião, espaços de suporte para eventos e os laboratórios da Fumep, como ambiente de apoio para inovações. Segundo Pedro Chamochumbi, agente de inovação da Semdettur, além da estrutura física, o Nagi também atua como plataforma digital com uma série de serviços oferecidos como editais de inovação que disponibilizam recursos, cursos de qualificação e capacitação na área de tecnologia, agenda de eventos do ecossistema local, além de integrar empreendedores a investidores visando um potencial investimento.


O Nagi oferece estrutura para coworking - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


ADAPTAÇÃO – O diretor da Fumep, Renato Albuquerque Ferreira, disse que as instituições precisam se adaptar as inovações do ensino e que o Nagi Hub Piracicaba vai trazer uma nova transpiração para a escola com a presença dos empreendedores. “Em breve teremos novos produtos e serviços sendo produzidos por aqui”, resumiu Renato


O espaço  oferece  um ambiente para inovação e pesquisa - foto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba


O diretor do Sindicato Patronal das Indústrias e Fundições (Simespi), Gilberto Felipe, comentou que o Nagi vai auxiliar a categoria no acesso à tecnologia e informação, favorecendo principalmente as pequenas e médias indústrias que sempre tiveram dificuldades para encontrar soluções inovadoras para suas demandas.

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário