Foto: Arquivo pessoal
A saúde é um valor precioso e tem influência direta na qualidade de vida de uma pessoa, e disfunções que aí se localizam têm sua origem no seu estilo de vida. Obrigações diárias vividas mediante necessidade do desempenho levam a hábitos danosos para uma vida saudável, que envolvem duvidosa qualidade da alimentação, hidratação superficial, sono irregular, sensação de ameaça constante, que acabam por gerar altos níveis de ansiedade, se pensarmos nos aspectos da saúde mental, e outros tipos de disfunções similarmente graves, como hipertensão, diabetes, cardiopatias diversas, obesidade, entre outras mais.
A prática da atividade física e esportiva em seu diversificado leque é um dos meios preventivos e de acessível solução para minimizar os quadros preocupantes e reconhecidos pelas instituições que cuidam da saúde da população. Neste contexto, movem-se as áreas que tratam da saúde em seu amplo sentido, ou seja, físico, mental, social e emocional, estimulando pessoas para a construção deste desejado estado de equilíbrio entre o trabalho, a vida familiar, convívio social, corpo em movimento e o autoconhecimento.
Conhecendo este cenário, a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) atua na promoção das atividades físico-esportivas que, além da iniciação, formação, participação e competição esportiva, visam o bem-estar e a qualidade de vida, em movimento integrado a outras secretarias.
Desta maneira, destacamos que é programa ativo da
Selam favorecer o desenvolvimento de uma cultura que amplie as possibilidades
de ofertas relacionadas às atividades físicas e ao esporte, consideradas
relevantes e significativas manifestações culturais e, portanto, como parte da
vida de cada indivíduo. Cultura, como define Comte-Sponville em seu Dicionário
Filosófico, “pode designar tudo o que é produzido ou transformado pela
humanidade”.
Através das atividades oferecidas pelos programas da Selam, a população exerce
o direito de entrar em contato com práticas prazerosas e lúdicas, norteadas
pela expressão do ser em movimento em convívio social interativo. Isso
evidencia a participação democrática nestas atividades físicas e esportivas em
um cenário organizado por um processo pedagógico, que busca criar constantes
analogias entre o que é vivido neste lugar do movimento e do jogo com as
situações de vida cotidiana.
Aqui se destaca a presença do professor, fundamentalmente importante para que este processo seja adequado às possibilidades do aluno, do aprendiz participante. Uma aula deve fazer sentido a quem dela participa, na medida que é desafiadora e propõe obstáculos construídos para que sejam vencidos degrau a degrau, justificando a motivação pela volta do suposto enfrentamento àquilo que nos desafia constantemente, o que constitui o cerne da superação.
Ao almejarmos a constituição de uma cultura da
atividade física e esportiva, devemos levar em conta o princípio orientador
deste conjunto de ações, ou seja, encorajar o praticante e aprendiz para que se
compreenda enquanto ser em movimento, e entenda que é possível ativar seus diferentes
níveis de experiência, seja na relação com o ambiente, na construção de novos
comportamentos eficientes para desafios diários, em jogos cotidianos no
trabalho ou na vida pessoal. A ideia também se aplica para construção de
crenças de capacidades ou na constituição de valores que digam respeito à
convivência social, compreensão da própria participação em sistemas familiares
ou comunidades diversas, e ainda no fortalecimento de seu autoconceito.
A Selam, portanto, busca cumprir com um princípio básico da política entendida
como mola propulsora do Bem Comum, que é oferecer o que é de direito ao cidadão
neste campo e domínio de conhecimento, isto é, a arte do movimento humano.
Artigo assinado por: Hermes Ferreira Balbino, secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam)