Foto: Raiza Milhomem/ Ascom Semus

Serão vacinadas crianças de um a menores de cinco anos, mediante autorização dos pais ou responsáveis.

A partir desta semana, a campanha de vacinação contra a poliomielite ganha nova estratégia para aumentar a cobertura vacinal.

O imunizante será aplicado nas crianças de um ano a menores de cinco anos nas escolas municipais, mediante autorização dos pais ou responsáveis. A Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, fará essa aplicação até o final da campanha, em 09/09.

A orientação é que os pais ou responsáveis encaminhem, junto com a autorização, a caderneta de vacinação da criança.

A aplicação da vacina contra a poliomielite também continua nas unidades de saúde, nos dias úteis, nos CRABs (exceto CRAB Paulista) e UBSs, das 8h às 15h, e nos PSFs, das 8h às 16h, sem agendamento.

De acordo com levantamento da Vigilância Epidemiológica, até 24/08, 1.317 crianças de 1 ano foram vacinadas contra a poliomielite, o que representa 26,84% dessa população. Na faixa etária de 2 anos, foram 1.202 crianças vacinadas, sendo a cobertura até o momento de 23,90%. Com 3 anos, 1.301 crianças foram vacinadas, sendo 25,87%. Na faixa etária de 4 anos, 1.254 crianças foram vacinadas, sendo uma cobertura de 24,94%. No geral, 5.074 crianças foram vacinadas, sendo a cobertura geral de 25,38%.

Para ocorrer a vacinação nas escolas municipais, o setor da Saúde do Escolar comunicou as escolas para fazer agendamento com as equipes da Atenção Básica, que irão aplicar a vacina. A Vigilância Epidemiológica vai enviar o imunizante e já encaminhou o termo de autorização às unidades de saúde e às escolas.

MULTIVACINAÇÃO – A campanha de multivacinação continua nas unidades de saúde. O objetivo é a atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desta forma, esse grupo deve ir até uma unidade de saúde para avaliação da caderneta e, se necessário, receber a vacina que ainda não recebeu. Os imunizantes estão disponíveis nos dias úteis nos CRABs (exceto CRAB Paulista) e UBSs, das 8h às 15h, e nos PSFs, das 8h às 16h.

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário