Foto: Divulgação

Finalidade é proporcionar desenvolvimento através da avaliação socioemocional dos alunos, orientando-os para um alto desempenho.

Uma startup de Piracicaba criou e vem aplicando um método próprio para treinamentos pessoais e profissionais, utilizando cores específicas para orientar o alto desempenho de profissionais e empreendedores. O método Trilha das Cores ganhou destaque em grandes empresas, tanto de Piracicaba como no Estado de São Paulo, servindo de ferramenta na gestão de pessoas.

O Trilha das Cores traz como principal diferencial a transformação de pessoas através da comunicação. Falando a língua de uma nova geração, o método proporciona o autoconhecimento e, a partir dele, a motivação necessária para o crescimento individual ou do grupo por meio de um olhar renovado sobre as perspectivas. É a inovação trazida pela Inteligência Emocional.

Desenvolvida pela escola de negócios Rock Ensina, de Piracicaba, a técnica consiste em um teste de autoconhecimento que mostra, por meio das cores azul, amarelo, verde e vermelho, quais são os pontos fortes e fracos, os aspectos que podem ser melhorados nas relações pessoais e profissionais e quais profissões combinam mais com cada perfil. “Profissionais e empreendedores de alto desempenho dominam uma série de habilidades que não são ensinadas pelas instituições tradicionais. Nosso objetivo é compartilhar esse conhecimento desenvolvido a partir do estudo dessas diversas habilidades, de forma prática, efetiva e conveniente”, destaca o professor Roberto Sachs, fundador e CEO da Rock Ensina.

Os resultados são comprovados por depoimentos de empresários e alunos que já aderiram ao método, proporcionando uma revolução cultural dentro das empresas e tendo como grande trunfo a experiência de transformação do participante. Entre elas, Honda Aversa, Esalq-USP, Agrobill, Aleris, Grupo Sonic, entre outras.  “A linguagem das cores torna o aprendizado mais lúdico, interativo, promove uma auto imersão rápida, traz fatos cotidianos e históricos com ferramentas de matrizes. É uma didática simples que ajuda a criar o hábito tão necessário de planejamento da própria jornada”, afirma Sachs.

Entenda a cor da sua trilha

A Rock Ensina soma mais de 20 mil testes com alunos de todas as áreas corporativas. Uma curiosidade dessa experiência é o padrão de personalidade em áreas específicas de acordo com mapeamento por cores. Apesar disso, é possível encontrar pessoas de diferentes cores em todos os departamentos.  

De acordo com o teste Trilha das Cores da Rock Ensina:

Azul - pessoas atentas à ordem e processo das coisas, geralmente metódicas e perfeccionistas, se encaixam na cor Azul. Esse perfil é denominado Racional, tem necessidade de manter o controle das coisas, por isso tenta planejar e organizar tudo que está ao seu alcance. Valoriza fatos, organização e lógica.

Amarelo - Os mentalistas, que vivem no campo das ideias e, por isso, costumam se distrair com facilidade, divagando e idealizando as coisas a todo momento, fazem parte do Amarelo, um perfil denominado Reflexivo, considerado muito criativo, autêntico e inovador. Valorizam ideias, criatividade e originalidade.

Verde - Já os comunicativos, que têm facilidade com os relacionamentos por saberem expressar seus sentimentos, são os Afetivos, da cor Verde. São pessoas que se dão muito bem com trabalhos em equipe e geralmente têm muita empatia pelo próximo. Valorizam pessoas, relacionamentos e equipes.

Vermelho - Por fim, o perfil Vermelho, das pessoas focadas na ação e resultado a todo momento. Denominado Pragmático, age de forma prática e rápida com o intuito de ver, o quanto antes, seus projetos saindo do papel. Valoriza ação, resultado, atitudes práticas e decisões rápidas.

A Rock Ensina disponibiliza gratuitamente o teste das cores aos interessados em trilhar um caminho para melhorar o próprio desenvolvimento a partir de suas descobertas. Acesse: rock.rs/cores

 

O que é a Rock Ensina

A Rock Ensina é uma escola de negócios fora dos padrões. Surgiu em 2020 como uma startup de treinamentos com método próprio, aprovado por diversas empresas. Trata-se de uma escola de treinamentos empresariais em vendas, liderança, inteligência emocional e talent management, com metodologia de ensino que une conceitos de edutainment (game, rock, cores) e edtech (tecnologia educacional), promovendo uma experiência imersiva única aos alunos. “A Rock leva esse nome como sinônimo de força, rocha, atitude. Somos sérios sem ser chatos, visto que nosso objetivo é transformar pessoas e ambientes, revolucionando com uma educação socioemocional”, afirma Sachs.

A proposta da escola é viabilizar os encontros pessoais e profissionais, de forma que haja uma descoberta de talentos, aptidões, melhores áreas de atuação durante a jornada, tornando o aluno um gestor do seu próprio desenvolvimento e carreira. “Acreditamos que a educação fortalece, o conhecimento sustenta competências, integridade e autenticidade”, salienta o professor.  

Para conhecer a escola, acesse: rockensina.com.br.

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário