Foto: Divulgação
Finalidade é proporcionar desenvolvimento através da avaliação socioemocional dos alunos, orientando-os para um alto desempenho.
Uma startup de Piracicaba
criou e vem aplicando um método próprio para treinamentos pessoais e
profissionais, utilizando cores específicas para orientar o alto desempenho de
profissionais e empreendedores. O método Trilha das Cores ganhou destaque em
grandes empresas, tanto de Piracicaba como no Estado de São Paulo, servindo de
ferramenta na gestão de pessoas.
O Trilha das Cores traz como
principal diferencial a transformação de pessoas através da comunicação.
Falando a língua de uma nova geração, o método proporciona o autoconhecimento
e, a partir dele, a motivação necessária para o crescimento individual ou do
grupo por meio de um olhar renovado sobre as perspectivas. É a inovação trazida
pela Inteligência Emocional.
Desenvolvida pela escola de
negócios Rock Ensina, de Piracicaba, a técnica consiste em um teste de
autoconhecimento que mostra, por meio das cores azul, amarelo, verde e
vermelho, quais são os pontos fortes e fracos, os aspectos que podem ser
melhorados nas relações pessoais e profissionais e quais profissões combinam
mais com cada perfil. “Profissionais e empreendedores de alto desempenho
dominam uma série de habilidades que não são ensinadas pelas instituições
tradicionais. Nosso objetivo é compartilhar esse conhecimento desenvolvido a
partir do estudo dessas diversas habilidades, de forma prática, efetiva e
conveniente”, destaca o professor Roberto Sachs, fundador e CEO da Rock Ensina.
Os resultados são comprovados por depoimentos de empresários e alunos que já aderiram ao método, proporcionando uma revolução cultural dentro das empresas e tendo como grande trunfo a experiência de transformação do participante. Entre elas, Honda Aversa, Esalq-USP, Agrobill, Aleris, Grupo Sonic, entre outras. “A linguagem das cores torna o aprendizado mais lúdico, interativo, promove uma auto imersão rápida, traz fatos cotidianos e históricos com ferramentas de matrizes. É uma didática simples que ajuda a criar o hábito tão necessário de planejamento da própria jornada”, afirma Sachs.
Entenda a cor da sua trilha
A Rock Ensina soma mais de 20
mil testes com alunos de todas as áreas corporativas. Uma curiosidade dessa
experiência é o padrão de personalidade em áreas específicas de acordo com mapeamento
por cores. Apesar disso, é possível encontrar pessoas de diferentes cores em
todos os departamentos.
De acordo com o teste Trilha
das Cores da Rock Ensina:
Azul - pessoas
atentas à ordem e processo das coisas, geralmente metódicas e perfeccionistas,
se encaixam na cor Azul. Esse perfil é denominado Racional, tem necessidade de
manter o controle das coisas, por isso tenta planejar e organizar tudo que está
ao seu alcance. Valoriza fatos, organização e lógica.
Amarelo - Os
mentalistas, que vivem no campo das ideias e, por isso, costumam se distrair
com facilidade, divagando e idealizando as coisas a todo momento, fazem parte
do Amarelo, um perfil denominado Reflexivo, considerado muito criativo,
autêntico e inovador. Valorizam ideias, criatividade e originalidade.
Verde - Já
os comunicativos, que têm facilidade com os relacionamentos por saberem
expressar seus sentimentos, são os Afetivos, da cor Verde. São pessoas que se
dão muito bem com trabalhos em equipe e geralmente têm muita empatia pelo
próximo. Valorizam pessoas, relacionamentos e equipes.
Vermelho - Por
fim, o perfil Vermelho, das pessoas focadas na ação e resultado a todo momento.
Denominado Pragmático, age de forma prática e rápida com o intuito de ver, o
quanto antes, seus projetos saindo do papel. Valoriza ação, resultado, atitudes
práticas e decisões rápidas.
A Rock Ensina disponibiliza
gratuitamente o teste das cores aos interessados em trilhar um caminho para
melhorar o próprio desenvolvimento a partir de suas descobertas. Acesse:
rock.rs/cores
O que é a Rock Ensina
A Rock Ensina é uma escola de
negócios fora dos padrões. Surgiu em 2020 como uma startup de treinamentos com
método próprio, aprovado por diversas empresas. Trata-se de uma escola de
treinamentos empresariais em vendas, liderança, inteligência emocional e talent
management, com metodologia de ensino que une conceitos de edutainment (game,
rock, cores) e edtech (tecnologia educacional), promovendo uma experiência
imersiva única aos alunos. “A Rock leva esse nome como sinônimo de força,
rocha, atitude. Somos sérios sem ser chatos, visto que nosso objetivo é
transformar pessoas e ambientes, revolucionando com uma educação
socioemocional”, afirma Sachs.
A proposta da escola é
viabilizar os encontros pessoais e profissionais, de forma que haja uma
descoberta de talentos, aptidões, melhores áreas de atuação durante a jornada,
tornando o aluno um gestor do seu próprio desenvolvimento e carreira.
“Acreditamos que a educação fortalece, o conhecimento sustenta competências,
integridade e autenticidade”, salienta o professor.
Para conhecer a escola, acesse: rockensina.com.br.
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV