Foto: Isabela Borghese/ CCS


Conexão garante mais sincronicidade no trânsito e diminui trabalho de manutenção de cabeamento.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), finalizou a instalação de tecnologia 4G em todos os controladores de semáforos do município. Com a nova tecnologia, todos os 133 controladores dos 250 cruzamentos com semáforos do município estão conectados com a CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade), no 2º andar do Centro Cívico.


“Com o 4G nosso trânsito está mais inteligente. Aumentamos a sincronicidade dos semáforos nas principais avenidas, formando o que chamamos de ‘onda verde’, garantindo mais fluidez no trânsito”, explica Jane Franco de Oliveira, titular da Semuttran. “Nosso custo com manutenção de cabos também vai diminuir, já que o 4G é uma tecnologia sem fio, e temos acesso à atualização – em tempo real – da situação do tráfego via Google”, complementa.




Conexão garante mais sincronicidade no trânsito e diminui trabalho de manutenção de cabeamento - foto: Isabela Borghese/ CCS


Ricardo Piton, responsável pela CIMM, lembra que agora os técnicos da Semuttran também têm acesso aos controladores dos semáforos via smatphone por aplicativo, o que oferece mais agilidade na tomada de decisões. “Em caso de algum acidente ou obra emergencial, por exemplo, não será preciso que um técnico vá até o local nem que volte ao Centro Cívico, caso esteja na rua, para reprogramar os semáforos da região em questão, o que vai ajudar para que o trânsito não seja muito prejudicado”, observa.




Todos os 133 controladores dos 250 cruzamentos com semáforos do município estão conectados com a CIMM - foto: Isabela Borghese/ CCS


Antes da implantação da tecnologia 4G, a CIMM tinha acesso pelo computador a 70% dos controladores semafóricos do município. Hoje tem a 100%. Controladores semafóricos, por exemplo, do bairro Santa Teresinha e das avenidas Dois Córregos e Rio das Pedras, locais que apresentam grande fluxo de veículos, só eram acessados in loco. “Hoje não precisamos mais sair da CIMM e atravessar a cidade caso um desses semáforos apresentem problemas”, explica Piton.




Técnicos também têm acesso aos semáforos via smartphone - foto: Isabela Borghese/ CCS


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário