Foto: Isabela Borghese/ CCS

Mesmo com o aumento, município ainda está aquém da meta, que é vacinar 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos.

A cobertura de vacinação contra a poliomielite avançou de 35% para 55% em uma semana em Piracicaba. Mas ainda está longe de atingir a meta de vacinar 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos do município. Para alcançar esse objetivo, a campanha foi prorrogada até 30/09. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza o imunizante em todas as unidades de saúde, nos dias de semana, sem agendamento.

De acordo com Cibele Melo dos Reis, enfermeira responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica, o avanço da cobertura vacinal contra a poliomielite no município em uma semana tem relação direta com a estratégia da Prefeitura de vacinar as crianças nas escolas municipais.


Imunizante está disponível em todas as unidades de saúde - foto: Isabela Borghese/ CCS


“Da semana passada para essa, 1.129 crianças foram vacinadas nas unidades de saúde e mais do que o dobro, 3.720, nas escolas. Então as escolas ajudaram muito a pular dessa cobertura de 35% para 55%”, explica Cibele.

Devem ser vacinadas contra a poliomielite todas as crianças de um ano a menores de cinco anos, independente de quantas doses do calendário vacinal elas já receberam.

A campanha de multivacinação também foi prorrogada até 30/09. O objetivo dessa campanha é a atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desta forma, a orientação é que esse grupo vá até uma unidade de saúde para avaliação da caderneta e, se necessário, receba a vacina que ainda não recebeu.


Objetivo da prorrogação é aumentar a cobertura vacinal - foto: Isabela Borghese/ CCS


DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica, até 06/09 foram vacinadas contra a poliomielite 10.982 crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Na faixa etária de 1 ano foram 2.485 (50,64%); de 2 anos, 2.594 (51,58%); de 3 anos, 2.913 (57,92%); de 4 anos, 2.913 (57,92%).

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV