Foto: Divulgação

Frente a um aumento de 70% nos processos administrativos, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Piracicaba e Região lançou nesta quinta-feira, dia 15, uma ferramenta digital para receber denúncias sobre o ambiente de trabalho da categoria – a população em geral também pode prestar queixas; há opção para ocultar a autoria das informações quanto à divulgação. Batizado por ‘Denunciômetro’, o objetivo do sindicato é o de simplificar o processo de apuração e ter em mãos provas prontas a fim de encaminhá-las para o Ministério Público do Trabalho e também para o mesmo órgão em âmbito Estadual. O presidente da entidade, Jose Valdir Sgrignero, relata que a maior preocupação tem sido o assédio moral ao funcionalismo. A ideia da ferramenta digital ‘nasceu’ de uma demanda dos próprios servidores durante a greve geral em abril de 2022.

Ainda conforme Sgrignero, a atual gestão do prefeito Luciano Almeida (sem partido) tem um perfil administrativo empresarial. “Os gestores não tem conhecimento da máquina pública e trabalham como na iniciativa privada, por isso as denúncias aumentaram”, contextualiza o presidente do sindicato. O reflexo na rotina de trabalho é que há desavenças entre a chefia e servidores mais antigos, que nunca tiveram problemas na função e são conhecedores dos processos burocráticos, complementa o diretor sindical, José Osmir Bertazzoni. Há em Piracicaba cerca de 8.000 servidores municipais – o mesmo sindicato atende São Pedro, com 1.200 trabalhadores; Águas de São Pedro, que tem 400; e Saltinho, com 250 funcionários públicos.

COMO USAR O ‘DENUNCIÔMETRO’?

A ferramenta está no site da Sindicato dos Trabalhadores municipais (www.smunicipais.org.br), localizado no último item do primeiro menu horizontal da página eletrônica. Caso o interessando não possua cadastro é necessário fazê-lo na opção logo abaixo dos campos de login e senha. Dentro do sistema, basta clicar em ‘fazer a denúncia’ para a plataforma encaminhar ao formulário com espaço para envio de fotos (de qualquer tamanho), descrição para as informações a serem prestadas, opção sobre qual cidade e secretaria municipal (aqui entram também autarquia, como Semae, e Câmara de Vereadores). O usuário deve responder à pergunta ‘Você autoriza a divulgação dos seus dados para essa denúncia?’. Caso pretenda ficar anônimo, a Ouvidoria do sindicato fará as investigações. Apenas uma pessoa, da área de Direito, tem acesso aos dados coletados pelo ‘Denunciômetro’ a fim de manter segura as informações. A expectativa da entidade sindical é ter mais agilidade nos processos e gerar estatísticas confiáveis sobre o serviço público. “Não temos intenção de perseguir a prefeitura, mas sim verificar as denúncias que chegam até nós”, explicita o diretor Bertazzoni.

Texto: O Diário Piracicabano

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário