Foto: Mauricio Ribeiro

Completar 100 anos é um marco. Contribuir para um mundo melhor, moldar pessoas, formar cidadãos é algo especial e de notória importância. Isso é o que a Escola Municipal Prof. João Batista Nogueira, no Santa Teresinha, vem realizando durante o último século.

Foto: Arquivo

Fundada em 28 de setembro de 1922, na semana que vem, a unidade, que atende mais de 500 alunos, completa 100 anos, e a equipe gestora da unidade preparou para este sábado (24), uma festa para celebrar com a comunidade todos esses anos de muito zelo e dedicação no desenvolvimento dos estudantes.


Foto: Mauricio Ribeiro

O início das comemorações começou por volta do meio dia, durante a sessão solene, na unidade, com as presenças do prefeito Luciano Almeida, do vereador Felipe Jorge Dario, do secretário municipal de Educação, Bruno Cezar Roza, do Deputado Roberto Morais, o vereador licenciado Paulo Campos e da diretora da unidade, Elizandra Moreno, seguido da apresentação do histórico da unidade. O evento contou com a presença do violinista Luís Fernando Dutra, que fez uma apresentação em homenagem à escola. As comemorações seguirão no decorrer da tarde, com música ao vivo e apresentações artísticas dos alunos da unidade, além de sorteios e premiações.


Foto: Mauricio Ribeiro



Foto: Mauricio Ribeiro

A festa ainda conta com a venda algodão-doce, cachorro-quente, caldo de cana, cuscuz, doces, espetos, pastel, pipoca, refrigerante, sorvetes e barracas de brincadeiras. Toda a arrecadação será convertida para o conselho da escola.

“É com muita alegria e responsabilidade que faço parte desta data tão especial para essa escola maravilhosa. Estive aqui na direção em 2015 e retornei em 2020, durante a pandemia. Tenho uma equipe comprometida, que se dedica diariamente para o aprendizado e bem-estar dos alunos. Tenho pais participativos que caminham na mesma direção da escola. Alunos empenhados e educados. Uma escola com enorme potencial para crescer. Os 100 anos deixaram marcas em todos que passaram por aqui e as pessoas deixaram suas marcas também, alguns dedicaram parte da vida trabalhando nesta escola. Tenho a certeza que os próximos 100 anos serão ainda melhores”, festeja a diretora da unidade, Elisandra Moreno.


Foto: Mauricio Ribeiro

HISTÓRICO

A unidade de ensino surgiu em um período de ebulição política e cultural, no ano da Semana de Arte Moderna, 1922, quando, na época, houve uma expansão na área educacional no Município, com a instalação do laboratório de pesquisas da Escola Luiz de Queiroz e também a inauguração de várias unidades escolares. A Escola João Batista Nogueira já funcionava antes mesmo da construção do prédio, em um salão sem divisão entre as salas com o nome Grupo Escolar Guamium.

A denominação atual foi promulgada pelo decreto publicado em 8 de maio de 1943, no qual o Grupo Escolar Guamium passou a chamar-se Grupo Escolar Prof. João Batista Nogueira, em homenagem ao educador nascido em Taubaté e que, em 1889, veio lecionar na Escola Complementar de Piracicaba e, com a transformação desse estabelecimento em Escola Normal, passou a ensinar geografia e história.

Com o desdobramento dessa disciplina em duas, ficou com o encargo de lecionar geografia, missão que desempenhou até a aposentadoria, em 1932. O professor faleceu em 1934, sendo sua morte muito sentida na localidade, onde ao longo da sua trajetória docente, devido seu amor ao ensino, havia conquistado muitos amigos.

Até 1999, a unidade escolar pertenceu à rede estadual e, a partir de 2000, passou a ser administrada pelo município, cuja denominação foi alterada para Escola Municipal de Ensino Fundamental Profº João Batista Nogueira. Diante das constantes mudanças ocorridas recentemente no cenário da educação, a partir de 2005 a escola passou a desenvolver a alfabetização logo aos 6 anos e, em 2007, a Rede Municipal de Ensino implementou o Ensino Fundamental de 9 anos.

“Para a nossa rede é digno de orgulho contarmos com uma unidade que traz essa rica bagagem. Deixo o nosso reconhecimento público pelo trabalho de todos os colaboradores que por lá fizeram história e legado. Meu reconhecimento especial para toda a equipe que não mede esforços para trazer o melhor ensino aos nossos alunos. Vida longa à Escola Municipal Professor João Batista Nogueira”, pontua o secretário Bruno Roza.

Publicado por Danilo Telles, Jornalista da Rádio Metropolitana

Deixe seu Comentário