Foto: Justino Lucente

Atividades acontecem em mais de 70 unidades e no CESM ao longo do mês.

O diagnóstico precoce ainda é a forma mais eficiente de diminuir as chances de agravamento do câncer de mama. Neste sentido, para marcar o Outubro Rosa – mês de prevenção ao câncer e promoção da saúde da mulher – a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a oferta no atendimento de rotina para as mulheres em todas as unidades de saúde da cidade. Serão várias atividades espalhadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Centros de Referência da Atenção Básica (Crab), além do Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM), ao longo do mês e em horários especiais por meio de agendamento e, também, por demanda espontânea.


Enfermeiras Sarah Pereira e Andreia Machado, do Crab Piracicamirim motram uma das ações realizadas para a recepção das mulheres durante o outubro rosa – foto: Justino Lucente


Nestas ações, conforme explica a coordenadora de enfermagem da Atenção Básica (DAB), Tatiana Bonini, a intenção é aumentar o acesso das mulheres ao serviço de saúde, além de intensificar ações de promoção e prevenção ao câncer de colo uterino e mama, bem como reforçar a importância do diagnóstico precoce e rastreio do câncer. “Cada unidade já está se organizando para aumentar a oferta de agendamento de consultas em saúde da mulher, além de ações de promoção e prevenção sobre este tema, com destaque para o autocuidado e autoestima. Por isso convidamos todas as mulheres a participarem destas ações nos dias e horários programados nas unidades. É importante frisar que as ações são abertas e gratuitas a todas a mulheres de Piracicaba. Para mais informações, procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, pois as atividades são diversas e preparadas com muito carinho para todas”, reforçou.


Mulheres atendidas no Crab Piracicamirim retiram mensagens motivacionais antes do acolhimento da equipe da unidade – foto: Justino Lucente


A oferta de mamografia é para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, que não realizaram o exame nos últimos dois anos e, de coleta de papanicolau, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos que não estão com os exames em dia. “A coleta do papanicolau é indicado a cada três anos para as mulheres que tiveram os dois últimos resultados consecutivos sem alterações e avaliados pelas equipes de saúde”, completa Tatiana.

Entre as ações programadas, está a Semana da Mulher, promovida pela USF 1º de Maio, de 17 a 21 de outubro, com palestras em sala de espera com temas sobre saúde da mulher e prevenção ao câncer, café da manhã, Lian Gong, ações junto ao PSE (Programa Saúde na Escola) nas unidades municipais, atividade exclusiva no Varejão do bairro com foco na importância da atividade física e alimentação saudável, além de um dia de beleza e saúde da mulher com café da tarde na própria USF. “Nos dias 17 e 24, vamos atender em horário estendido, das 16h às 19h, com oferta de consultas e exames para as mulheres. No dia 29 teremos o Sábado da Mulher, com atendimento especial para coleta de papanicolau e palestras”, reforça Maria Cláudia Buoro enfermeira apoiadora do DAB.


Enfermeira Maisa Ros Zorzetto organizou as ações do Outubro Rosa na USF Eldorado 1 – foto: Justino Lucente


INTERAÇÃO – Sarah Pereira da Penha e Andreia de Almeida Machado, enfermeiras responsáveis pelo CRAB Piracicamirim, organizaram um mural alusivo ao Outubro Rosa na sala de espera e um espaço de reflexão na sala de atendimento. “Aqui o profissional conversa um pouco com a mulher, ouve sua história e faz as devidas orientações. Temos um pote onde as mulheres tiram uma pequena mensagem motivacional e levam para casa. É uma forma de acolher e ampliar o vínculo com a comunidade”, lembrou Sarah ao reforçar que esta ação teve incentivo da direção da E.M. Olindo Rizzato, vizinha a unidade.

ESPECIALIDADES – Marcela Enedina Furlan Buoro, coordenadora do CESM, enaltece três importantes ações que acontecerão neste mês para enfatizar o Outubro Rosa no espaço. A primeira delas é a oferta de consultas de enfermagem em saúde da mulher para as mulheres do Centro de Ressocialização Feminina no próximo dia 7. “Nossa equipe irá ao CR para coleta de papanicolau, exame clínico das mamas, solicitação de ultrassom e mamografias, tratamento de ISTs, entre outras ações, ao longo de todo o dia”, afirmou.

Com o tema Prevenção dos Cânceres Femininos, o CESM leva ação de conscientização ao Seame (Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Socioeducativa) no dia 13/10, às 14h. As outras ações acontecem nos dias 18/10, às 9h, e dia 20/10, às 15h, no Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) para mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).


Assim como na USF Eldorado 1, todas as unidades de saúde realizam ações voltadas ao Outubro Rosa na cidade – foto: Justino Lucente


“Nossas equipes já realizam estas ações em sua rotina ao longo de todo o ano e, neste mês, as intensificamos e abrimos nossas portas para que as mulheres possam ter acesso intensificado às consultas e exames necessários, como mamografia e papanicolau, por exemplo, para a prevenção do câncer. Esperamos que as mulheres participem e continuem se cuidando”, enfatizou Filemon Silvano, secretário de Saúde.

Texto: Felipe Poleti/ CCS

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário