Foto: Divulgação


Em outras duas ações ocorridas neste ano, Semuttran removeu outros 25 veículos.


A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), em parceria com a Polícia Militar, recolheu nesta quinta-feira, 06/10, 15 veículos com características de abandono em ruas de oito bairros do município. A ação, denominada Operação Vias Seguras, visa deixar as ruas e avenidas da cidade melhores para o tráfego, retirando, então, o que pode provocar acidentes e impossibilitar a fluidez no trânsito.


Os veículos abandonados são caracterizados por falta de pneus ou que estejam furados, vidros quebrados, acúmulo de entulho no interior, entre outros. De acordo com a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, esses veículos oferecem riscos à população e servem como esconderijos de drogas, para violência contra vulneráveis e possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças. “O recolhimento desses veículos é fundamental para a saúde da comunidade e também para a segurança nas vias públicas, por isso o nosso trabalho é constante neste sentido, tanto orientando quanto efetuando a recolha”, falou a secretária, acrescentando que outras operações como esta estão previstas para acontecerem ainda neste último trimestre do ano.




Recolhimento de veículo na rua Olivério Porta, no Parque Orlanda – foto: Divulgação


Para esta ação, os agentes da Semuttran e os policiais militares envolvidos, sob o comando dos sargentos Farias e Romão, foram divididos em três equipes e recolheram os veículos abandonados na avenida Mario Dedini, na Vila Rezende; na rua João Batista de Campos Pinto, no Jardim Abaeté; rua Hildebrando Magalhães, no Jardim Pacaembu; rua Olivério Porta, no Parque Orlanda; na rua Mariano Malosso, no bairro Higienópolis; rua Manoel Ferraz de Arruda Campos, no Bairro Alto; na Travessa 24 de Abril, no Parque Prezotto, e rua Yolanda Pereira Delboux, no Terra Rica III. Os veículos foram levados para o pátio da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito). Caso os proprietários desejem retirá-los, é necessário que façam a regularização documental dos mesmos.


Conforme o supervisor operacional Magalhães, da Semuttran, o munícipe que perceber veículo abandonado em alguma via da cidade pode fazer o registro para recolhimento no 156, o SIP (Serviço de Informação à População) da Prefeitura. Ele comentou, ainda, sobre a parceria com a PM para a realização do serviço. “Ficamos atentos ao abandono de carros no município e essa operação junto à PM dá ainda mais agilidade ao nosso trabalho nas diversas ações ao longo do ano”, disse.




Ônibus foi recolhido na avenida Mario Dedini, no bairro Vila Rezende – foto: Divulgação


Além dos veículos removidos pela Semuttran e PM, foram recolhidos, pelo próprio responsável, três caminhões no bairro Unileste.

BALANÇO – Neste ano, a Semuttran realizou, por enquanto, outras duas operações de recolhimento de veículos abandonados em Piracicaba. A primeira foi em maio, retirando das ruas dez veículos. E a outra foi no mês passado, durante a Semana Nacional de Trânsito, com a remoção de 15 veículos. Com a operação, neste ano foram recolhidos no município 40 veículos.


Texto: Sabrina Franzol


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário