Foto: Divulgação


Casos aconteceram nos bairros Jardim Gilda e Ibitiruna. 

 

O Setor de Direito Animal e a Patrulha Rural, da GCM (Guarda Civil Municipal), atenderam ocorrências de crueldade com animais na tarde de segunda-feira, 17/10, e na manhã desta terça-feira, 18/10, nos bairros Gilda e Ibitiruna, respectivamente. No primeiro caso, o Setor foi acionado pelo Corpo de Bombeiros para averiguar maus-tratos a animais e no local encontrou um deles já morto. No segundo, a Patrulha Rural foi acionada via SOS Rural, relatando a existência de dois cães mortos no bairro Ibitiruna.

No primeiro caso, a equipe da viatura 75, composta pelos GCs Amorim e Mateus, se deslocou para o Jardim Gilda e em uma habitação precária encontrou os animais. Um deles estava agonizando e veio a óbito após tentar pular o muro e ser enforcado pela própria coleira. O outro estava vivo, mas sem proteção contra o sol e sem comida e água. A equipe acionou o Núcleo de Bem-Estar Animal, que presenciou os fatos e recolheu os animais, ficando sob responsabilidade do coordenador do Núcleo, o veterinário Matheus Ferreira dos Santos. O caso foi apresentado na Unidade de Polícia Judiciária e foi realizada perícia técnica.




Foto: Divulgação


Como não havia ninguém na casa no momento, não foi possível realizar a detenção do tutor dos animais, mas o Setor localizará o tutor e elaborará multa com base na lei municipal 178/06.


Quanto ao segundo caso, durante patrulhamento, a Patrulha Rural foi acionada pelo aplicativo SOS Rural com o relato da morte de dois cães no bairro Ibitiruna. Ao chegar ao local da denúncia, a equipe da viatura 95, composta pelos GCs Matias, Rafael e Jeferson, foi informada pelo dono dos cães que os ouviu latir na porteira do sítio por volta das 20h e que ao abrir a porta da casa os viu voltando cambaleando e logo depois morreram. Diante dos fatos, foi acionada a perícia, que foi ao local e a realizou. Na sequência, a equipe levou os animais para o Núcleo de Bem-Estar Animal e posteriormente apresentou a ocorrência na Unidade de Polícia Judiciária.




Foto: Divulgação


Texto: Sabrina Bologna


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário