Foto: Divulgação/ Poder 360
Campanha do presidente explode gastos no 2º turno; um dos vídeos patrocinados contém mentiras sobre Auxílio Brasil e PT.
Se você assistiu a vídeos no YouTube
nos últimos dias, é provável que tenha visto algum conteúdo patrocinado pela
campanha de Jair Bolsonaro (PL). Isso porque o presidente pagou mais de R$ 14
milhões em anúncios entre 16 a 22 de outubro — um recorde nos gastos destas
eleições na plataforma.
Levantamento da Agência
Pública mostra que Bolsonaro turbinou os gastos com anúncios no
YouTube nessa reta final do 2º turno. Até a manhã de segunda, 24 de outubro, o
candidato já havia pago R$ 19,9 milhões em publicidade com vídeos. Ao todo,
foram mais de R$ 21 milhões pagos ao Google, incluindo anúncios de texto que
aparecem nas buscas feitas por usuários. Uma delas, por exemplo, é um anúncio
para quem pesquisasse por “Bolsonaro no SBT”. O link pago redireciona para um
site registrado pela agência paga por Bolsonaro.
Os gastos da campanha de Bolsonaro
representam quase um quinto de tudo que já foi pago ao Google nestas eleições
(19,1%).
Campanha de Bolsonaro pagou mais de R$ 1 milhão em anúncios por dia nos últimos quatro dias. Recorde é de 22 de outubro, com mais de R$ 4 milhões - foto: Bruno Fonseca/ Agência Pública
Com a explosão de gastos,
Bolsonaro passou com folga a campanha do seu concorrente, Lula (PT), que pagou
R$ 17,5 milhões no mesmo período. Até a semana anterior, era o petista quem
estava à frente nos gastos com publicidade.
A estratégia digital de Bolsonaro no YouTube repete o que o
político fez no primeiro turno. Na época, ele também aumentou os gastos nos
dias anteriores à votação. O recorde da sua campanha até então era de R$ 1,1
milhão gastos em um único dia, 30 de setembro, o último permitido para os
anúncios.
Já no 2º turno, Bolsonaro tem gasto bem mais: em quatro datas da última semana o candidato pagou mais de R$ 1 milhão por dia em anúncios de vídeo. O maior valor até agora aconteceu no dia 22, sábado, quando a campanha Bolsonaro pagou R$ 4,59 milhões.
Campanha de Bolsonaro aposta em vídeos segmentados para usuários de grandes cidades - foto: Bruno Fonseca/ Agência Pública
A Pública analisou
os vídeos impulsionados por Bolsonaro nos últimos dias e concluiu que parte da
explosão de gastos se deve a uma série de vídeos gravados pelo presidente para
usuários de cidades específicas.
“Você que é de Duque de Caxias, eu quero falar com você”, começa
Bolsonaro em um vídeo impulsionado apenas para quem acessa do município, que
fica ao norte da capital. Na gravação, o presidente afirma que “posso nem
sempre usar as palavras certas”, mas que deseja “proteger a inocência das
nossas crianças”. Ele convoca quem assiste a entrar no seu canal de Telegram e
a votar 22. A campanha gastou de R$ 10 mil a R$ 15 mil com o anúncio, que foi
visto cerca de 400 mil vezes, segundo dados do Google.
Bolsonaro fez gravações iguais para ‘você que é de” Campinas,
Goiânia, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Guarulhos,
Belém, Recife e várias outras cidades brasileiras.
Em outra peça, destinada apenas a
usuários de Minas Gerais, Bolsonaro diz “sabia que meu vice-presidente, o
General Braga Neto, é mineiro de Belo Horizonte?”. Mais à frente, o candidato
chama Juiz de Fora de sua “segunda terra natal”. O anúncio custou entre R$ 500
a R$ 1 mil e foi visto mais de 45 mil vezes.
Além da segmentação, um dos vídeos patrocinados por Bolsonaro na última semana mente: “lembro que na Câmara todos os deputados do PT votaram contra o auxílio Brasil”, diz o presidente. Checagem do Aos Fatos mostra que o benefício foi aprovado na Câmara por unanimidade, no ano passado – o que inclui o PT. O que a maioria da bancada do PT votou contra foi a PEC Emergencial, que permitia descumprir regras fiscais para estender o pagamento do auxílio emergencial.
Texto: Bruno Fonseca, Agência Pública/ Parceiro RMPTV
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV