Foto: Danilo Telles/ Jornalista RMPTV

A noite desta quinta-feira (27), foi agitada em frente à Câmara Municipal. O PL 190, que descentraliza a gestão do Semae, foi um dos motivos da manifestação pública e acabou sendo retirado da pauta para aliviar a tensão.

O segundo foi a dificuldade de lideranças das comunidades Renascer, Vitória e União para dialogar com os vereadores sobre uma possível tramitação do PL Despejo Zero, elaborado pelos próprios moradores das duas comunidades, que estão instalados em áreas particulares invadidas.


Foto: Danilo Telles/ Jornalista RMPTV


O Supremo Tribunal Federal garantiu a interrupção das reintegrações de posse até o dia 31 outubro, em razão da pandemia de Covid-19 e suas consequências sociais, de acordo com decisão do juiz Luís Roberto Barroso. Ou seja, a partir de novembro, o risco de reintegração dessas áreas, com consequente despejo das 760 famílias nelas instaladas, volta a rondar.


Foto: Danilo Telles/ Jornalista RMPTV


Caio Garcia, advogado popular que atua em prol dessas comunidades, explicou que "a mobilização era para exigir dos vereadores a assinatura na propositura do projeto de lei que elaboramos. Muitos destes já assinaram. Outros estão voltando atrás e se recusando a assiná-la. Iremos com dois ônibus de comunidades fazer essa ação", contou ele algumas horas antes do evento. "Trata-se de uma questão que afeta milhares de pessoas pobres na cidade".


Foto: Danilo Telles/ Jornalista RMPTV


De acordo com Garcia, vários vereadores haviam se posicionado favoráveis à iniciativa, como Silvia Morales (PV), Rai Almeida (PT), Acácio Godoy (PP), Cássio Fala Pira (PL).

No entanto, outros vereadores, que já tinham assinado uma carta compromisso em apoio à iniciativa, mudaram de ideia. "Esses vereadores que resolveram sair de cena disseram que o projeto não seria de competência de Câmara Municipal, mas sim, da União", conta Garcia. "Mesmo assim, havia nos sido prometido uma reunião com todos eles para que pudéssemos fazer essa discussão".


Foto: Danilo Telles/ Jornalista RMPTV


A Rádio Metropolitana de Piracicaba esteve na comunidade e em frente à Câmara Municipal.

Texto: Danilo Telles/ Jornalista RMPTV

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista Redator RMPTV

Deixe seu Comentário