Foto: Danilo Telles / RMPTV

Uma vida a serviço da família e da sociedade. Talvez, em poucas palavras, seja essa a melhor definição para o Prof. Rubens Braga, emérito piracicabano que nos deixou há 3 meses. Marido, pai, sogro, avô e bisavô devotado; cidadão prestante, entusiasta do esporte, pioneiro na política (no tempo em que ser vereador era condição voluntária, sem vencimentos), fundador da Guarda Mirim, que veio a se tornar o Instituto Formar.


Foto: Danilo Telles / RMPTV

O currículo é quilométrico. As vidas e famílias que ele impactou de forma direta ou indireta são incontáveis. Apontam para a eternidade, para onde ele seguiu na sua estrada de fé. Com esse espírito de respeito, tributo e saudade, ex-alunos, familiares, amigos e membros da sociedade civil se reuniram no último sábado (22) para prestar aquela que está longe de ser a última homenagem à memória de Rubão, como era carinhosamente chamado pelos mais chegados. Foi na quadra poliesportiva da Escola Mello Moraes, unidade educacional que ele ajudou a fundar, que se instalou uma placa em sua homenagem, apontando para o sacrifício político que o professor fez para dar lugar ao colégio.


Foto: Danilo Telles / RMPTV

Quem conta a história é o filho João Braga. “Papai era membro do MDB, e vivia sendo convidado para integrar o Arena, que representava a ditadura militar. De tanto insistirem, deu a cartada: ‘mudo de partido se vocês construírem a nossa escola’, e foi assim que nasceu o Mello Moraes. Ele abriu mão da sua carreira política em prol da educação de milhares”, contou ele, num episódio que a despeito de não ter ficado registrado na história, era recorrente nas lembranças do já aposentado professor, que chegou a dar aula de educação física amarrando a rede entre árvores, no tempo em que o Mello era somente um hospital abandonado convertido em grupo escolar.


Foto: Danilo Telles / RMPTV

No descerramento da placa, a presença da companheira de toda uma vida, Dona Maria Cleusa Braga. Com a convicção de que sabe para onde seu amado seguiu, sua emoção equilibrada contrastava com a comoção dos ex-alunos, hoje na fase dos 50 anos de idade. Muitas lágrimas, ótimas lembranças, histórias divertidas.


Foto: Danilo Telles / RMPTV

Ao final, para selar o evento com chave de ouro, e dentro do espírito de fair-play tão defendido pelo homenageado, a seleção de veteranos do voleibol, da década de 80, enfrentou o time de 2022 do Mello Moraes, e saiu vencedora: o time dos “coroas” venceu os adolescentes pelo placar de 2x0. A despeito do caráter amistoso, uma vitória com gosto de infância. Dos tempos em que Rubão, apito no pescoço, conduzia com mão de ferro e coração transbordando de afeto, toda uma geração que despertava para as benesses do esporte. No placar final, ganharam todos! Os veteranos, por reviver páginas áureas de sua história. Os novatos, por conhecer uma lenda eternizada na memória de Piracicaba.


Foto: Danilo Telles / RMPTV

Texto, Mauricio Ribeiro – Jornalista (MTb 70.322)

Publicado por Danilo Telles, Jornalista da Rádio Metropolitana

Deixe seu Comentário