No feminino o Rio venceu São Paulo. Já na final masculina, os paulistas venceram a Seleção de Goiás, nos pênaltis, diante de mais de 20 mil pessoas, na Arena Barueri.


Foto: Douglas Jaco

Sobrou emoção nas finais da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, o Favelão 2022, neste sábado, 19 de novembro, na Arena Barueri, em São Paulo, com transmissão ao vivo da TV Globo, em ambas as partidas.


Foto: Douglas Jaco

No feminino, as cariocas surpreenderam as donas da casa, vencendo por 1 a 0 e se tornando e dando o primeiro título nacional do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, ao estado precursor do projeto.

Se para São Paulo, a decisão feminina foi de tristeza, a masculina reservou tensão e festa para os paulistas, que venceram Goiás nos pênaltis.

“Foi uma entrega perfeita! Todos estão de parabéns e coroamos um longo trabalho com mais de 20 mil pessoas, em Barueri”, comemorou Celso Athayde, idealizador da Taça das Favelas.


Cleber Machado, narrador esportivo da TV Globo, Aglaé Consuelo e Enzo Oliveira da RMPTV - Foto: Divulgação

No primeiro jogo do dia, paulistas e cariocas fizeram um jogo muito equilibrado. Quando São Paulo jogava melhor no primeiro tempo, Tuani, a Tuti, atacante do Rio fez um golaço, garantindo o troféu Marina Soares Athayde, nome da Taça dada à campeã do torneio feminino do Favelão, para o Rio de Janeiro.

“Foi uma emoção muito grande fazer esse gol aqui, em Barueri, e poder contribuir com o título nacional do meu estado”, afirmou Tuani.

Na final masculina, mais emoção. Os meninos de São Paulo e Goiás deixaram tudo dentro de campo em busca do Troféu Jair da Matta, nome dado à Taça entregue à campeã masculina.


CUFA Piracicaba esteve presente na competição - Foto: Aglaé Consuelo

Cerca de noventa moradores das comunidades Esperança, Precisão, Bosques do Lenheiro e Mário Dedini acompanharam os jogos da Taça das Favelas, ainda segundo Herold Eugênio Presidente da CUFA Piracicaba, a empresa BORGWARNER disponibilizou o transporte até São Paulo.

Mesmo com muita raça e entrega, o zero não saiu do placar e a decisão foi para os pênaltis. Foi a hora de brilhar a estrela do goleiro Miqueias que pegou um pênalti e colocou São Paulo na frente. Na última cobrança, coube ao camisa 10 Danilinho bater e dar o título aos paulistas, para explodir a Arena Barueri.

“Quando foi para os pênaltis, eu tinha quase certeza que ia conseguir pegar um. E ainda bem que foi logo no início da disputa, para que meus outros companheiros tivessem tranquilidade para baterem e a gente conseguir esse título”, disse o goleiro Miqueias.


Foto: Aglaé Consuelo

A Taça das Favelas Nacional 2022 contou com patrocínio master de Uber, Friboi, Vale e Camil, patrocínio de Bet Nacional, Vai Voando, EMS, Assaí e Pepsico e da Centauro, apoio do Sheraton, do WTC, da Gol, da R1, da Prefeitura de São Paulo, do Governo de São Paulo, da Secretária do Esporte de São Paulo, da Secretária da Cultura de São Paulo, da Secretária de Esporte de Barueri e da Prefeitura de Barueri, cooperação da Unesco, promoção da TV Globo, do Jornal Empoderado, da FM O Dia e da Transcontinental.

Publicado por Danilo Telles, Jornalista da Rádio Metropolitana

Deixe seu Comentário