Foto: Divulgação
O
Dia Nacional da Umbanda, comemorado todo dia 15 de novembro, foi celebrado em
Piracicaba no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.
A realização foi da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDPN), e Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (Conepir), com organização da Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba e Região (Armapir).
Foto: Divulgação
Na ocasião, terreiros de Piracicaba se reuniram para o encontro em celebração ao Dia Nacional da Umbanda, onde serão feitas homenagens aos orixás, apresentação do hino da Umbanda pela cantora piracicabana Sandra Rodrigues, e também a venda de pratos típicos da culinária afro-brasileira, feira cultural com artesanatos, quadros, camisetas de orixás, produtos exotéricos, entre outros. “Realizar o Dia Nacional da Umbanda no Engenho Central, o maior ícone de Piracicaba, é motivo de satisfação. O povo de santo também tem direito de ocupar espaços institucionais", ressalta pai Ronaldo de Xangô, membro fundador da Armapir.
Foto: Divulgação
A DATA - A Lei nº 12.644, de 16 de maio de 2012, oficializa o dia 15 de novembro como Dia da Umbanda no país. Porém, a data já era comemorada há muito tempo pelos umbandistas, sendo que neste dia, em 1908, um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975), com uma mensagem para a criação de uma nova religião no Brasil, a Umbanda.
Foto: Jobson Silva RMPTV
Cobertura especial da Rádio Metropolitana.
Publicado por Danilo Telles, Jornalista da Rádio Metropolitana