Foto: Jean Novaes

No domingo do dia 13 de novembro, Piracicaba contou com um evento pra lá de especial e radical, a pista de Skate da área de lazer recebeu feras do skate e também novatos, com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, através das secretarias SELAM, SEMAC e SEMUTTRAN, o evento foi repleto de emoção.

O Campeonato Buiú Superação nasceu como forma de homenagear o skatista profissional Felipe, o Buiú, que sofreu um acidente e está em processo de recuperação dos movimentos. É promovido pela sua companheira Adriana Faria, muitos amigos e marcas parceiras apoiadoras.


Foto: Jean Novaes

Neste ano, pelo intermédio do Mandato Coletivo A Cidade é Sua, firmou o apoio com a SELAM através do Secretário Hermes Balbino, que está oferecendo parte da estrutura do Campeonato, que terá cinco modalidades, entre elas destaques para o feminino e o ParaSkate, que terá skatistas profissionais de São Paulo, Curitiba e cidades do Estado de SP.


Foto: Jean Novaes

O Campeonato oferecerá troféus, medalhas e dezenas de brindes para os competidores. João Felipe, o Buiú é de Piracicaba, competiu e ganhou muitos campeonatos e infelizmente sofreu um a acidente de carro, o que o tirou do skate profissional. Mas a paixão permaneceu e agora o campeonato é realizado como forma de valorizar o paraskate brasileiro.


Foto: Jean Novaes

Atrações que marcaram presença, bandas, Dj, skatistas profissionais e área de alimentação Categorias: Iniciante, Feminino, Amador, Old School João Felipe Scarpari, o Buiú, é skatista referência na cidade de Piracicaba, fez sua fama junto a grandes nomes do skate nacional que visitavam a cidade por conta da qualidade da pista de skate da Rua do Porto e pelo grande número de skatistas.


Foto: Jean Novaes

Devido a um acidente no dia 21 de novembro de 2013, Buiú hoje em dia começa a retornar com seus primeiros passos fora da cadeira de rodas. Diagnosticado com poucas chances de voltar a andar e falar, Buiú surpreendeu médicos e família ganhando a alcunha de Buiú Superação pelos amigos. Ainda em sua recuperação, Buiú conheceu sua esposa, Drica Faria, como mais um ato de sua inspirada recuperação.


Foto: Jean Novaes

Sua presença em campeonatos é frequente devido sua requisição para participação como juiz de campeonatos de skate. “O que eu mais quero é voltar a andar, se Deus quiser eu vou conseguir. Pode ser que de skate eu não possa mais voar como eu voava, por conta das limitações, mas me sinto honrado de poder ser convidado para ser juiz e incentivar não só crianças, mas torcer também pelos meus amigos”.


Foto: Jean Novaes

Por conta desta história de superação, Buiú ao lado de sua esposa Drica estão promovendo o Campeonato de Skate Buiú Superação, visando não somente uma competição de skate, mas um evento de inclusão e superação. “Eu e minha mulher resolvemos contar um pouco da minha história para poder incentivar as pessoas.


Foto: Jean Novaes

Porque o impossível é só questão de opinião. Precisamos fazer com que muitas pessoas e principalmente as crianças, com qualquer deficiência, possam sim serem vistas em qualquer esporte, inclusive no skate.” Além do apelo na questão da inclusão social, o evento visa fechar o calendário de skate de Piracicaba. Conheça um pouco mais o Buiú: João Felipe Scarpari, mais conhecido como Buiú, tem 40 anos e começou a andar de skate nos anos 90. Nessa época a situação era muito precária, o primeiro carrinho que chamou de skate era feito com rodinhas de rolimã. Buiú e o irmão costumavam pegar velhos skates dos vizinhos.


Paraskate - Foto: Jean Novaes

O primeiro troféu foi do Sabbagh no ano de 1997 e desse ano em diante não parou mais. Em 1999 veio o primeiro lugar no campeonato Surf Word, andou com Bob Burnquinst e no ano de 2005 foi capa da revista Switch Skate. Hoje são cerca de 80 troféus e muitas medalhas.


Paraskate - Foto: Jean Novaes

A Rádio Metropolitana esteve por lá e fez a cobertura, clique no link abaixo e assista:

BUIÚ SUPERAÇÃO


Foto: Jean Novaes


Foto: Jean Novaes

Publicado por Danilo Telles, Jornalista da Rádio Metropolitana


Deixe seu Comentário