Foto: Divulgação

Frans Krajcberg Z’’L nasceu em 12 de abril de 1921, em Kozienice, na Polônia. No início da 2ª Guerra Mundial, viveu em Częstochowa, cidade ao sul de sua terra natal. Pouco tempo depois, conseguiu refúgio na antiga URSS, onde estudou Engenharia e Artes na Universidade de Leningrado. Entre 1941 e 1945, foi oficial do exército polonês. Após o fim do confito, foi para a Alemanha. Lá, ingressou na Academia de Belas Artes de Stuttgart.

Em 1948, imigrou para o Brasil procurando reconstruir a vida. Expôs duas pinturas na 1.ª Bienal Internacional de São Paulo em 1951 e, em seguida, residiu no Paraná, isolando-se na floresta para pintar. A partir de então, tornou-se autor de obras que têm como característica uma pesquisa dos elementos da natureza, destacando-se pelo ativismo ecológico, que associa arte e defesa do meio ambiente.

Em 2003, foi inaugurado, no Jardim Botânico de Curitiba, o Instituto Frans Krajcberg de Arte e Meio Ambiente, espaço que passou a abrigar permanentemente obras do artista. Ele morreu em 15 de novembro de 2017, aos 96 anos, no Rio de Janeiro.

No último domingo (08), durante o ataque terrorista à Brasília, no DF, uma de suas obras foi quebrada em diversos pontos. A escultura de parede em madeira é estimada em R$ 300 mil.

Texto: Redação

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Deixe seu Comentário