Foto: Guilherme Valdanha


Novo sistema vai desburocratizar e agilizar atendimento à população, inclusive com implantação de aplicativo para a Saúde.

 

A Prefeitura de Piracicaba vai começar o processo de migração total do sistema de gestão da Secretaria de Saúde com o objetivo de deixar o trabalho realizado pela pasta mais ágil, menos burocrático e com menos uso de papel. Isso será possível por meio de uma nova plataforma de tecnologia que será implantada pela GIESPP (Gestão Inteligente De Educação e Saúde Pública e Privada Ltda) – empresa do Grupo Eicon –, vencedora do Pregão Eletrônico 519/2022. O contrato entre Prefeitura e empresa, com investimento de R$ 6,3 milhões para 24 meses, a partir da ordem de serviço, foi assinado ontem, quarta-feira, 25/01, pelo prefeito Luciano Almeida.


A nova ferramenta desenvolvida pela Giespp é o Siss Saúde, uma solução completa que apoiará o gestor público na administração da saúde e facilitará a vida do cidadão. Assim que iniciada sua implantação, os usuários da rede pública de saúde poderão, entre outros serviços, marcar consultas e exames, agendar retirada de medicação, acessar seu histórico de uso da rede, além de avaliar como foi atendido na unidade de saúde e pelo próprio médico, tudo isso por meio de um aplicativo, sem sair de casa.


Filemon Silvano, secretário de Saúde, explicou que o novo software integrará todos os serviços e amenizará um dos principais problemas da rede municipal de Saúde, que são as faltas a consultas, o absenteísmo. Em novembro/2022, por exemplo, foram agendadas 10.291 consultas no setor de especialidades da rede pública e, deste total, 1.782 pessoas não compareceram, número considerado alto. “A justificativa para as faltas é, na sua maioria, por esquecimento. Em breve vamos lançar um App que vai criar condições de evitar este e tantos outros problemas que atualmente nosso sistema não permite que evitemos, assim aproveitando melhor os serviços oferecidos”, reforçou.


Ainda segundo Silvano, a infraestrutura de sistema interno estava defasada há anos. “Com todos os dados integrados, os atendimentos em saúde serão mais ágeis e menos burocráticos, além de diminuir o uso de papel e guias pelos profissionais.


Com o sistema 100% informatizado, todas as 161 unidades de atendimento e administrativas poderão verificar, em tempo real, a situação de cada paciente. Com isso implantado, vamos conseguir dar outro passo importante que é a oferta da telemedicina”, ressaltou.


O prefeito Luciano Almeida reforça que o objetivo é aprimorar a qualidade no atendimento à população e ampliar, de forma sustentável, os serviços oferecidos aos usuários nas equipes de Saúde da Família, nas Unidades de Básicas (UBS), Unidades de Pronto Atendimento Médico (UPA) e nos atendimentos especializados e exames laboratoriais. “Precisamos obter maior eficiência e eficácia na gestão dos recursos da Saúde e este novo software possibilita a modernização e melhoria da qualidade dos serviços e rotinas administrativas destas unidades”.


Segundo o secretário de Administração, Eugênio Stipp, este novo modelo vai marcar um salto na qualidade no atendimento público à população. “Todos os serviços oferecidos estarão na palma da mão do piracicabano e, em muitas vezes, ele nem vai precisar sair de casa para acessá-los. Além disso, o tempo de espera para consultas e procedimentos devem ser reduzidos, deixando a gestão mais eficiente”, apontou.


A implantação do novo software integra o projeto Decola Pira, Programa de Desenvolvimento do Município da Administração, aliando inovação, tecnologia e sustentabilidade.


Texto: Felipe Poleti/ CCS


Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

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