Foto: Fábio Lisboa/ SME

Secretários e dirigente de Ensino assinaram nesta quinta-feira o aceite para a realização do PSE pelo biênio 2023/2024.

Piracicaba é a 4ª cidade do Estado de São Paulo que receberá a maior quantia de recursos provenientes do Programa Saúde na Escola (PSE) do Governo Federal. O município será contemplado com R$ 188,7 mil que serão alocados em ações e melhorias nos serviços de Saúde na Escola. A conquista é fruto do trabalho realizado em parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde e da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba.

Em reunião na sede da Secretaria Municipal de Educação, na manhã desta quinta-feira, 02/02, foi assinada pelo secretário da pasta, Bruno Roza, pelo subsecretário Municipal de Saúde, Augusto Muzilli Jr., e pelo dirigente da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, Fábio Augusto Negreiros, a adesão ao novo Ciclo do Programa Saúde na Escola (PSE).

Para o biênio 2023/2024, o município pactuou ações a serem desenvolvidas em 88 escolas municipais e 15 escolas estaduais com a participação de 71 equipes de saúde da atenção básica. As ações propostas para o PSE serão desenvolvidas mediante planejamento intersetorial.

O PSE é um compromisso firmado com os Ministérios da Saúde e da Educação que preconiza o desenvolvimento de ações de saúde com educandos mediante práticas de promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos educandos. Tem como estratégia a articulação entre as equipes de saúde e as escolas do território.
Na reunião, que contou com representantes dos setores das secretarias de Educação, Saúde e Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, foram escolhidos representantes que irão compor a frente de trabalho pelo programa nos próximos dois anos.

O PSE visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. As escolas informarão a equipe de saúde sobre as ações realizadas pelos profissionais da educação para que o registro possa ser feito no sistema.

Texto: Thiago Marquezin de Ygor Gimenez/ SME

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Deixe seu Comentário