Foto: João Sal

Morreu aos 90 anos, no sábado (11), o publicitário Mauro Bento Dias Salles, conhecido como Mauro Salles. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde 4 dezembro.

Segundo a família, Mauro tinha encefalite herpética, uma complicação neurológica, havia 16 anos. A doença prejudicou a capacidade motora e de fala.

Mauro teve participação fundamental na concepção e no lançamento da TV Globo, como diretor de jornalismo e diretor de programação, cargo que assumiu até as vésperas da inauguração da emissora, em 1965.

Naquele ano, também participou das negociações entre a Globo e o Grupo Victor Costa para a compra da TV Paulista, canal 5 de São Paulo. Foi ainda um dos responsáveis pela contratação de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, pela Globo.

Em outubro de 1955, foi para O Globo ajudar na cobertura da posse do presidente Juscelino Kubitschek. Conseguiu dois furos. Uma foto sua – mostrando a chegada de carregamentos de caviar do Irã e de lagostas do Maine (EUA) para o jantar da posse – foi publicada na primeira página do jornal.

A imagem gerou polêmica porque, na época, o Brasil se orgulhava de ser grande exportador de lagosta do Ceará e do Rio Grande do Norte. Mauro Salles também conseguiu transmitir, com exclusividade, a cerimônia das entregas de credenciais no salão nobre do Itamaraty.

Depois da cobertura da posse, Mauro Salles se tornou repórter de O Globo. Permaneceu no jornal durante 11 anos e chegou a ser diretor de redação. Nesse período, também foi repórter e assessor de diretoria da Rádio Globo.

Texto: Redação

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV