Fotos: Isabela Borghese


Ação visa o controle de ectoparasitas e a qualidade de vida dos animais, que estão disponíveis para adoção.

 

A Prefeitura, por meio do Núcleo de Bem Estar Animal (NBEA), vinculado às secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) e de Saúde (SMS), realizou nesta quinta-feira, 23/02, mutirão de banho em dez cães que vivem no NBEA. A ação objetivou fazer o controle da incidência de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), além de manter a qualidade de vida dos animais. Hoje, o NBEA tem 80 animais disponíveis para adoção, entre cães e gatos, que são entregues aos seus tutores vacinados, vermifugados e chipados.

De acordo com Matheus Ferreira dos Santos, médico veterinário e coordenador do NBEA, os serviços atendem um protocolo de conduta técnica veterinária. “Todo esse trabalho é realizado periodicamente, de acordo com a necessidade, para fazer o controle dos ectoparasitas e garantir a qualidade de vida deles, beneficiando ainda na questão de pelagem, evitando fungos. E, claro, deixá-los limpinhos e cheirosos, prontos para conquistarem uma nova família”, explicou.


Bambu, que chegou ao NBEA com problema de pelagem, está sendo beneficiado pelos banhos – foto: Isabela Borghese


O cão Bambu é um dos que estão tendo resultados benéficos com os banhos. Ele chegou ao Núcleo em junho de 2021, com uma alteração de folículo, que não permitia que os pelos crescessem naturalmente. “Com os banhos, e o trabalho que fazemos no solário, estamos conseguindo estimular o crescimento dos pelos normalmente agora”, contou.

DOAÇÕES – Quem quiser pode doar toalhas ao NBEA, em bom estado, e kits de higiene com produtos específicos para cães e gatos. Segundo Santos, qualquer pessoa pode doar, basta entregar na sede do Núcleo, localizada à rua dos Mandis, s/n, Jupiá. O horário de funcionamento é das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 11h, aos sábados.

Para adoção de cães e gatos, é necessário entrar em contato com o Núcleo pelo telefone 3427-2721 e agendar uma visita. Depois, o interessado em adotar passa por uma avaliação, para análise de posse responsável. Somente maiores de 18 anos podem adotar.

Texto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Deixe seu Comentário