Foto: Divulgação/ Prefeitura de Piracicaba
Unidades,
juntas, realizam mais de 500 atendimentos por mês a famílias referenciadas aos
territórios.
Os Centros
de Referência de Assistência Social (Cras), unidades Novo Horizonte e Vila
Sônia, mantidos pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência
e Desenvolvimento Social (Smads), retomaram atendimento em suas sedes, após
reforma predial e adequação estrutural. Os serviços ficam na avenida Frei
Francisco Antonio Perin, 925, Novo Horizonte, e rua Padre Otto Andreas Josef
Wolf, 720, Vila Sônia.
As obras contemplaram serviços de instalação de revestimento cerâmico e piso em
granilite, pintura, manutenção do alambrado e piso externo, recuperação
estrutural, de hidráulica e elétrica e serviços de pintura.
Durante as intervenções, os Cras não pararam o atendimento à população,
realizado em prédios públicos de cada território.
“Com as reformas, as unidades que são referências nos territórios para o acesso
aos serviços da rede socioassistencial, proporcionarão aos usuários um ambiente
ainda mais acolhedor para o trabalho de prevenção de situações de violação de
direitos”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social,
Euclidia Fioravante.
Os Cras são unidades públicas que oferecem serviços, programas e benefícios
para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social,
visando o desenvolvimento de potencialidades e a autonomia dos indivíduos por
meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de garantir
o acesso aos direitos de cidadania.
“O Cras melhorou muito. O prédio estava bem precário para o atendimento de idosos, crianças e famílias”, disse P.F.P., 34 anos, usuária dos serviços da Assistência Social, que hoje compareceu ao Cras Novo Horizonte para agendamento da atualização do Cadastro Único.
ATENDIMENTO – Em média, mais de 500 atendimentos por mês são
realizados às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social,
referenciadas aos Cras Novo Horizonte e Vila Sônia.
Os Cras executam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As famílias são
acompanhadas pelos serviços, participam de ações, oficinas e são orientadas
para a inscrição no Cadastro Único.
No Cras Novo Horizonte, o atendimento ao público acontece de segunda a quarta-feira, das 9h às 16h. Às quintas-feiras são realizadas ações coletivas com as famílias referenciadas, além de uma vez por mês, sempre às quintas, ocorrer a Acolhida para novas famílias. Já no Cras Vila Sônia, o atendimento acontece de segunda a quinta, das 9h às 16h e todas às segundas-feiras, às 9h e também às 13h, acorrem as Acolhidas, onde os participantes recebem informações sobre os benefícios sociais, ações do serviço e da rede socioassistencial, bem como das demais políticas setoriais. Às sextas-feiras, todas as unidades de Cras participam de reuniões com a rede.
TELEFONE - Os Cras Novo Horizonte e Vila Sônia atendem
temporariamente via WhatsApp: (19) 99753-1825, unidade Novo Horizonte e
(19) 99755-0337, unidade Vila Sônia.
Texto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV