Foto: Divulgação/ Primor assessoria
Sua última aparição em palcos
piracicabanos foi na Paixão de Cristo de 2019, a última antes da pandemia, e em
altíssimo estilo: no papel de Jesus Cristo. De lá pra cá, ele se aventurou
ainda mais fundo na vivência das artes cênicas no Rio de Janeiro; e o resultado
de tanto aprendizado (inclusive no exterior) vem se revertendo em altos
projetos para a classe artística carioca, coroado agora por sua mais recente
iniciativa. Guilherme Quadrado, natural de Piracicaba, é o idealizador e
diretor geral da Residência de Artes Cênicas que acontece a partir de março no
palco que é o templo maior da arte brasileira: O Theatro Municipal do Rio de
Janeiro. Guilherme iniciou sua carreira em 2012, em duas companhias de teatro
de Piracicaba: na Cia Ronaumrose, à época do Instituto Formar (hoje
independente) e na CETA, a Companhia Estável de Teatro Amador da Prefeitura de
Piracicaba. Ainda na cidade, ele se formou como Técnico em Teatro pelo SENAC, e
com espírito empreendedor abriu sua própria produtora, a “Entre Laços
Produções”, por meio da qual produziu um espetáculo autoral e tem feito
produção artística para vários eventos e projetos culturais, inclusive um
filme, “A Balada da Nobre Senhora”, de 2021, dirigido por Hsu Chien e tendo
Camilla Amado como protagonista; obra que levou o nome de Quadrado a festivais
de cinema na Europa.
Nesse meio tempo, ele fez
parte da equipe de produção artística do Rio Web Fest, de 2016 a 2019, e mente
inquieta sempre atrás de crescimento formou-se na faculdade de Artes Cênicas
pela Casa das Artes de Laranjeiras, licenciando-se em artes visuais. Apesar da
pouca idade (falta um tanto para os 30), o ator soma mais de 15 espetáculos,
com passagens por São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Rio de Janeiro: “A Lira
dos 20 anos - O Musical”, “Mágico de Oz”, “Páscoa - A força de Paz”, “Boca de
Ouro”, “O Despertar da Primavera - O Musical” e a “Paixão de Cristo de Piracicaba”,
item de orgulho máximo no seu currículo.
Atualmente, Guilherme trabalha
na Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, órgão
no qual ele conseguiu concretizar um dos seus projetos mais ousados: a primeira
(e inédita) Residência de Artes Cênicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O projeto teve seu início em janeiro de 2023, com inscrições abertas ao
público. Os candidatos passaram por uma seletiva online onde apenas 65 seguiram
para a segunda fase do processo de seleção. Nos dias 13 e 14 de fevereiro
aconteceram as audições presenciais com uma banca composta pelas direções
artísticas da residência e representantes do Theatro Municipal.
A residência, segundo release
oficial da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, será um espaço onde os
atores selecionados terão a oportunidade de imergirem em outras linguagens e
potencializar sua arte. A jornada de encontros foi pensada para o
aperfeiçoamento técnico dos artistas através do processo de pesquisa coletiva
com oficinas e aulas de interpretação, voz e corpo. Os residentes terão a
oportunidade de trocar conhecimento com artistas convidados e profissionais do
corpo artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Segundo Guilherme Quadrado,
que além de idealizador é diretor geral do projeto, “essa residência nasce com
o propósito de ser um espaço acolhedor e de troca coletiva, que possa
potencializar o fazer teatral e a autocriação dos residentes. Não estamos
medindo esforços para que todos consigam viver grandes experiências dentro do
projeto. Prova disso são as oficinas realizadas ao longo do processo, que vão
desde escrita criativa até workshops com companhias consagradas do Rio de
Janeiro, além de acompanhamento ao longo de todo o curso, pela nossa equipe de
direção cênica, musical e de movimento. Vamos descobrir juntos qual é a cara
que essa Residência vai ter, mas uma coisa é certa: ninguém sairá com o mesmo
repertório que entrou”, define.
A Jornada da I Residência de
Artes Cênicas do Theatro Municipal RJ se encerra em julho, no mês de
aniversário de 114 anos do mais imponente e belo prédio do Rio de Janeiro,
inaugurado em 14 de julho de 1909, considerado a principal casa de espetáculos
do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Sua história mistura-se
com a trajetória da cultura do país e vem atravessando imponente diante de
crises econômicas e mudanças de governo. Definitivamente, um marco de
resistência. O projeto da I Residência de Artes Cênicas fará parte da
comemoração do centenário Theatro Municipal, já que é a primeira vez na
história em que linguagem teatral é evidenciada com notoriedade dentro da casa.
E orgulhosamente, pelas mãos de um artista piracicabano.
Texto: Mauricio Ribeiro/ Primor
Assessoria
Publicação: Enzo Oliveira/
Radialista e Redator RMPTV