Fotos: Divulgação A.D.H. 15 de Piracicaba

A.D.H. 15 Pira ministra atividades em vários núcleos espalhados pela cidade.

A Associação Desportiva de Handebol 15 de Piracicaba, através do Projeto Handebol Futuro, mantém abertas as atividades para o desenvolvimento de aulas gratuitas da modalidade que são oferecidas em vários núcleos espalhados pelo município de Piracicaba.

O trabalho iniciado há 14 anos pelo técnico José Batista e a atual presidente da Associação, Andressa Delabio, conta com o apoio fundamental da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), através do Processo Administrativo nº 34.468/2022, Chamamento Público nº 08/2022 e através do Processo Administrativo nº 34.466/2022, Chamamento Público nº 07/2022, que permitem que a entidade esportiva possa desenvolver os serviços de formação e de desenvolvimento da modalidade.

No núcleo montado no Centro Esportivo “Alfredo de Almeida Leite”, no bairro Paulicéia, as aulas gratuitas são ministradas pelo professor Vinícius Bispo, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário das 15h às 16h30 para as meninas e das 16h30 às 18h para os meninos.

O núcleo do Complexo Esportivo “Professor José Carlos Callado Hebling”, no Parque Prezotto funciona sob o comando do técnico José Batista, que é o coordenador responsável pelo Projeto Handebol Futuro.

No Parque Prezotto, as turmas para meninas com idade de 10 a 14 anos, funcionam às segundas e quartas-feiras, das 16h30 às 18h e às sextas-feiras, das 18h às 19h. A turma de treinamento feminino está agendada de segunda, quarta e sexta, das 19h às 20h30.

Os meninos com idade de 9 a 12 anos também têm espaço garantido em aulas de iniciação que acontecem no Parque Prezotto, às segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h.

Na avaliação do coordenador técnico, José Batista, mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a força de vontade em permanecer dando continuidade com as atividades foi determinante para a entidade conseguisse chegar até esse momento.

“A ADH 15 Pira se fortaleceu para conseguir seguir com seu trabalho de formação nos pólos de desenvolvimento que funcionam em espaços públicos de vários bairros da cidade. Nossa missão é levar o conhecimento do handebol como um legado para toda a vida.” – ressaltou o técnico que ainda revelou suas expectativas em relação ao retorno do calendário de competições:

“Os campeonatos de várias ligas do estado de São Paulo devem ser retomados a partir de abril e devemos participar desses eventos com várias equipes. Nossas expectativas são de que possam alcançar bons resultados”.

A Associação Desportiva também mantém as atividades nos pólos de desenvolvimento que funcionam em mais dois locais: Ginásio de Esportes “Waldemar Giusti”, sob o comando do professor Lucas Deotto, em Santa Terezinha e no Ginásio de Esportes “José de Oliveira Garcia Neto”, no bairro alto, também com a coordenação do técnico José Batista.

Em Santa Terezinha as aulas estão abertas para turmas a partir dos 11 anos, sempre às quartas e sextas-feiras, das 18h às 19h (meninas) e das 19h às 20h (meninos).

No Ginásio de Esportes “José de Oliveira Garcia Neto”, popularmente conhecido como Mini-Ginásio, as atividades funcionam às terças e quintas-feiras com as atividades de “mini-handebol” para meninos e meninas com idades de 5 a 10 anos, das 18h às 19h. Nesse espaço, a ADH 15 Pira também oferece aulas das 20h às 21h30 (meninos de 13 a 16 anos).



O técnico José Batista e os alunos do núcleo formado no Ginásio de Esportes “José de Oliveira Garcia Neto”, o Mini-Ginásio.



Trabalho de Iniciação:

Os serviços de formação e de desenvolvimento de handebol mantidos pelo Projeto Handebol Futuro são direcionados às crianças e jovens para criar oportunidades de acesso ao desenvolvimento esportivo saudável e monitorado.

A aluna Elisa Capucim, de 13 anos, é uma das integrantes das aulas ministradas no ginásio de esportes do Parque Prezotto. Ela treina desde o ano de 2019 e diz que a prática esportiva trouxe o aprendizado com a valorização do espírito da união e do trabalho em equipe.

Para Eleonora Bujokas, de 14 anos, nos horários dos treinos é possível reforçar as amizades e se dedicar em algo que beneficia a saúde. “E para completar, temos as competições, que serão os momentos para colocarmos em prática tudo o que aprendemos.” – disse a aluna.

No caso do garoto Henrique Stenico de Godoy, de 10 anos, as aulas de handebol têm sido fundamentais para o desenvolvimento de sua coordenação motora. Com 2 anos e meio ele sofreu um grave acidente e lecionou a cabeça, o que o afastou da convivência com outras crianças até os cinco anos de idade.

Aos poucos, a família retomou sua convivência com outros meninos de sua idade, mas quando tudo estava prestes a voltar ao normal veio a pandemia e, lá se foram mais dois anos e meio dentro de casa.

“Sempre tivemos cuidado com a saúde e o bem-estar do Henrique, mas agora que ele finalmente tem a chance de praticar uma atividade física. A família está muito feliz, porque são nítidos os benefícios que o handebol tem proporcionado ao nosso filho.” – disse a mamãe Mônica Stenico de Godoy.


Parceiros ADH 15 Pira:

As atividades da Associação Desportiva de Handebol 15 Pira contam com os apoios:

- A Panhoca Padaria e Confeitaria

Rua Professor José Agostinho Forti, 78, Dois Córregos;      

- Rasera Cabeçotes

Avenida Rio das Pedras, 1239, Piracicamirim;

- Nutricionista João Cassieri Júnior;

- Papelaria Jota Portes

Rua Boa Morte, 1872, Centro;

- Rádio Piracicaba

www.radiopiracicaba.com.br;

- SELAM

www.selam.piracicaba.sp.gov.br

Texto: Selam

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Deixe seu Comentário