Fotos: Danilo Telles/ Jornalista RMPTV

Na tarde desta segunda-feira (13), Naninho Ferreira da Silva, de 47 anos, que trabalhava em uma empresa da construção civil, morreu após sofrer um acidente em hotel localizado na Rua Quinze de Novembro, esquina com a Rua José Pinto de Almeida, no Bairro Alto.

Segundo informações do presidente do Sindicato da Construção Civil, Milton Costa, este funcionário, que por motivos ainda a serem esclarecidos, teve sua cabeça prensada em um elevador de carga que fica no fundo do hotel, o local passa por obras de expansão.

“Este hotel tem um projeto que ficou 4 anos parado por falta de verba e foi retomado na semana passada, e essa retomada, para realizar o serviço, precisa de algumas adequações. Tem um elevador de carga lá no fundo [do hotel] para que possa chegar aos andares superiores para retomar os procedimentos. O elevador de carga tem um procedimento de que tem que estar fechado, para que mesmo que o trabalhador queira se acidentar, não tem condição. Nós tivemos dois acidentes fatais aqui em Piracicaba no passado que gerou um acordo em relação à proteção nesses serviços. E, infelizmente, esse [elevador] não está de forma adequada, está sem a proteção, e o trabalhador foi ver alguma informação e acabou sendo prensada a cabeça dele no elevador entre um patamar e outro, e infelizmente veio à óbito.”  Diz Milton Costa, que ainda reforça a importância da proteção.

“É equipamento. Tem que ter proteção. E acidente é previsível. A gente tem feito um trabalho tripartite, entre governo, empregador e empregado. Nós já temos alguns históricos, então podemos fazer a prevenção, e infelizmente, nesse caso, a gente não conseguiu alcançar esse ponto ideal.”

Ao ser questionado se a empresa tem feito treinamentos para a segurança dos trabalhadores, o presidente do Sindicato da Construção civil diz:

“Essas questões, em relação a treinamento, capacitação e documentação da empresa, eu não tenho dúvida de que está tudo regular, porque a empresa foi, por 10 anos, a responsável na organização dos empresários da cidade, justamente por conta de acidente e regulação trabalhista, e são trabalhadores já com experiência de muitos anos na empresa. Só a questão técnica do elevador que a gente encontrou essa irregularidade.”



Também falamos com o Tenente Humphreys, que atendeu a ocorrência através do corpo de bombeiros.

“Nós fomos acionados através do telefone 193 para socorrer uma pessoa que supostamente estaria presa em um andaime. Quando chegamos aqui, nos deparamos com um homem de aproximadamente 47 anos que estava prensado entre um elevador e uma estrutura metálica de uma obra que estava acontecendo no hotel. De pronto, as equipes retiraram a vítima dessa estrutura e iniciaram as manobras de RCP (Ressuscitação Cardiorrespiratória) para tentar investir na vida do indivíduo. No momento contínuo, veio o suporte avançado e constatou a gravidade das lesões, e logo em seguida, o óbito.” Disse o tenente.

Naninho Ferreira da Silva, de 47 anos, deixa esposa, uma filha e uma neta.

A Rádio Metropolitana de Piracicaba se solidariza e envia notas de pesar à toda a família e amigos.

Texto: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Deixe seu Comentário