Fotos: Divulgação
Na tarde de ontem,
quarta-feira (15), a equipe da Metropolitana de Piracicaba esteve na unidade da
UPA Vila Cristina, onde registrou várias reclamações de usuários do SUS que
estariam aguardando atendimento por muito tempo, alguns casos chegaram a 5 horas
de espera. Nós registramos ao menos 3 pacientes voltando para suas casas sem
serem atendidos por conta da demora.
Segundo M.C.F, uma senhora que
tentou atendimento, ela chegou a UPA às 13h45 e esperou até o início da noite,
às 18h50, quando foi embora e voltou para sua casa. Ela nos informou que estava
muita cansada da espera e que estava com falta de ar e sentindo fome.
M.E.C.S, uma outra paciente, chegou
à unidade às 17h00 e foi embora às 18h34, quando não aguentou mais esperar
devido à superlotação.
Um homem que preferiu não ser identificado também nos relatou sobre o problema, eles nos disse que chegou no início da noite na Unidade de Pronto Atendimento e que às 19h30 estaria indo embora, pois não poderia esperar mais por conta de seu trabalho. Ele entraria em seu turno às 20h30.
Na mesma noite, nós procuramos a Prefeitura de Piracicaba e ela nos
enviou a seguinte nota.
“A Secretaria de Saúde informa
que a UPA Vila Cristina está com escala de profissionais completa hoje, 15/03,
entretanto, nesta data há registro de atendimento acima da média, que é de 500
pacientes/dia. Até as 17h desta quarta-feira, foram atendidos 560 pessoas. A
unidade também registrou aumento nas ocorrências recebidas pelo Resgate,
Polícia Militar e Samu, que ultrapassaram a média diária. Os atendimentos na
unidade acontecem conforme protocolo de classificação de risco do Ministério da
Saúde.”
Maiores informações a qualquer momento.
Texto: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV