Fotos: Divulgação

Na tarde de ontem, quarta-feira (15), a equipe da Metropolitana de Piracicaba esteve na unidade da UPA Vila Cristina, onde registrou várias reclamações de usuários do SUS que estariam aguardando atendimento por muito tempo, alguns casos chegaram a 5 horas de espera. Nós registramos ao menos 3 pacientes voltando para suas casas sem serem atendidos por conta da demora.

Segundo M.C.F, uma senhora que tentou atendimento, ela chegou a UPA às 13h45 e esperou até o início da noite, às 18h50, quando foi embora e voltou para sua casa. Ela nos informou que estava muita cansada da espera e que estava com falta de ar e sentindo fome.

M.E.C.S, uma outra paciente, chegou à unidade às 17h00 e foi embora às 18h34, quando não aguentou mais esperar devido à superlotação.

Um homem que preferiu não ser identificado também nos relatou sobre o problema, eles nos disse que chegou no início da noite na Unidade de Pronto Atendimento e que às 19h30 estaria indo embora, pois não poderia esperar mais por conta de seu trabalho. Ele entraria em seu turno às 20h30.



Na mesma noite, nós procuramos a Prefeitura de Piracicaba e ela nos enviou a seguinte nota.

“A Secretaria de Saúde informa que a UPA Vila Cristina está com escala de profissionais completa hoje, 15/03, entretanto, nesta data há registro de atendimento acima da média, que é de 500 pacientes/dia. Até as 17h desta quarta-feira, foram atendidos 560 pessoas. A unidade também registrou aumento nas ocorrências recebidas pelo Resgate, Polícia Militar e Samu, que ultrapassaram a média diária. Os atendimentos na unidade acontecem conforme protocolo de classificação de risco do Ministério da Saúde.”

Maiores informações a qualquer momento.

Texto: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV

Deixe seu Comentário