Foto: Reprodução/ Hypeness
Com mais de 30 anos de carreira, o sucesso de Jon Bon Jovi como cantor é imenso – e o artista agora quer reverter seu impacto na música em sucesso também para fazer do mundo um lugar melhor. A fundação criada com seu nome em 2006 procura ajudar comunidades e populações mais pobres a quebrar o ciclo de isolamento e pobreza – e uma de suas mais bem-sucedidas iniciativas é o JBJ Soul Kitchen, uma rede de restaurantes comunitários que oferecem alimentação sem exigir qualquer pagamento em troca.
O primeiro restaurante da rede foi aberto em outubro de 2011, em Nova Jersey, cidade natal do cantor. O segundo JBJ Soul Kitchen foi inaugurado em 2016 em Toms River, uma região profundamente afetada pelo furacão Sandy, em 2012.
Para fazer os restaurantes
funcionarem, clientes dispostos a pagar ou oferecer trabalho voluntário – ou
simplesmente doar qualquer quantia para os restaurantes – são muito bem-vindos.
Em 2019, diante do atraso no pagamento a funcionários públicos nos EUA, o JBJ
ofereceu refeições gratuitas para os trabalhadores que estavam sem salário.
Os cardápios oferecem 3 pratos típicos da cozinha estadunidense, e já serviu mais de 105 mil pratos – com cerca de 54% dessas refeições tendo sido pagas com doações, e os restantes 46% pagos através de trabalhos voluntários. O funcionamento do restaurante é por ordem de chegada, mas quem estiver enfrentando dificuldades financeiras ganha preferência no atendimento. Trata-se de um trabalho exemplar, que oferece ao sucesso de Jon Bon Jovi um vulto diretamente mais luminoso – fazendo do cantor efetivamente uma grande estrela.
Texto: Hypeness
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV