Fotos: CCS/ Prefeitura de Piracicaba
Itinerário, que teve saída e chegada no Centro Cívico, percorreu diversos bairros da cidade.
Esbanjando alegria, as Rainhas da Festa das Nações realizaram no sábado, 06/05, o tradicional desfile, divulgando e promovendo o evento nas principais ruas e avenidas da cidade, abordo do Trenzinho Turístico. A 38ª Festa das Nações acontecerá de 17 a 21/05, no Engenho Central.
Acompanharam o trajeto a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Almeida; o secretário de Governo, Carlos Beltrame; e o presidente da Associação Cultural Festa das Nações (Fenapi), Fábio do Amaral Sanches.
O itinerário teve saída às 10h e retorno no Centro Cívico e passou pelos bairros Chácara Nazareth, Paulista, Pauliceia, Centro, Vila Rezende, Alemães, Vila Independência, Morumbi, Jardim Petrópolis e Piracicamirim.
“Acompanhamos o tradicional desfile das Rainhas pela cidade, convidando a todos para a Festa das Nações. As Rainhas representam 17 nações que estarão presentes na festa e toda a renda será revertida para 23 entidades filantrópicas. Então esse desfile é um convite para que as pessoas participem da festa, colaborem e ajudem essas instituições. E as pessoas podem ajudar ainda sendo voluntárias na Festa das Nações. Quem tiver esse desejo de trabalhar como voluntário, é só se cadastrar no www.pirasolidaria.com.br/
Beltrame foi a voz responsável por chamar a população para a Festa durante o trajeto. “É importante que as pessoas participem desse evento, que é uma forte tradição em Piracicaba, não apenas pela gastronomia, mas principalmente pela função social que ela tem”, enfatizou o secretário.
“O desfile é sempre um momento importante porque apresentamos as Rainhas para a cidade. É um evento já tradicional, que percorre Piracicaba, chamando as pessoas a participarem da Festa das Nações, que neste ano completa 40 anos. Foi lindo ver o contágio da alegria que o desfile promoveu”, acrescentou o presidente da Fenapi. O desfile das Rainhas contou ainda com o apoio e suporte da Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran) e da Guarda Civil.
As Rainhas da 38ª Festa das Nações representam 17 nações, sendo as quatro novas a África do Sul, Áustria, Congo e Moçambique. São elas: Mayara do Nascimento Francisco (África do Sul – Casa do Hip Hop de Piracicaba); Manuela Trevisan Dalla Villa (Alemanha – Lions Clube de Piracicaba – Independência); Ana Laura Benato (Áustria – Escola de Educação Especial Passo a Passo);Gabrielle Ramos de Souza (Brasil – APASPI – Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba e Associação Síndrome de Down de Piracicaba – Espaço Pipa); Manoela Juliana Rodrigues da Silva (Congo – Casa de Amparo aos Idosos – Cantinho da Vovó Sônia); Brenda Harumi Kawai Onishi (Coreia do Sul - CRAMI – Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância); Ana Carolina Brito Trevisan (Espanha - APFP – Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba); Ana Clara Gomes Vieira (Estados Unidos - AAEPE – Associação Atlética Educando pelo Esporte); Alice Almeida (Holanda - Centro de Reabilitação Piracicaba); Raissa Mariconi Felix (Itália - Casa do Bom Menino); Mariana Marques Papetti (México - Grupo de Escoteiro São Mário – 144º); Julia Campos Guimarães (Moçambique – LBV - Legião da Boa Vontade); Maria José Baesteiro Schiavon (Nações Árabes - CESAC – Centro Social de Assistência e Cultura São José); Giulia de Melo Braz (Nova Zelândia - FUNJAPE - Fundação Jaime Pereira); Roberta Luiza dos Santos Alves Felipe (Portugal – Pasca - Pastoral do Serviço da Caridade); Nicolle Kellen Inácio Barboza (Reino Unido - Instituto Formar) e Luana Saipp (Suíça - Escola de Mães Profª Branca Motta de Toledo Sachs).
Realizada pela Fenapi, a Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, via Ministério da Cultura do Governo Federal.
Os patrocinadores desta edição são Caterpillar, Embraplan e Hyundai (Ouro); ArcelorMittal, Drogal, Grupo Pirasa, Pecege, Unimed e Unimil (Prata); e Neurônio Adicional e CJ Brasil (Bronze). A cerveja oficial é a Itaipava 100% Malte.
SERVIÇO– 38ª Festa das Nações de Piracicaba. De 17 a 21 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454. Ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada). Venda antecipada no site, botão Ingressos e escolher os dias.
Site: www.festadasnações.org.br
Facebook: festadasnacoesdepiracicaba
Instagram: festadasnacoesdepiracicaba
Texto: CCS/ Prefeitura de Piracicaba
Publicação: Enzo Oliveira/ Radialista e Redator RMPTV